Arquitectura Orientada ao Serviço

A Arquitectura Orientada ao Serviço é um tipo de arquitectura de software onde vários agentes disponibilizam recursos aos restantes participantes da rede.

A Arquitectura Orientada ao Serviço (SOA) é um tipo de arquitectura de software onde vários agentes disponibilizam recursos aos restantes participantes da rede sob a forma de serviços independentes, invocáveis de forma normalizada. SOA é uma abordagem usada para criar uma arquitetura com base na utilização dos serviços. Os serviços (como os serviços Web RESTful) realizam uma pequena função, tal como a produção de dados, validação de um cliente, ou prestação de serviços analíticos simples. Além de construir e expor serviços, o SOA tem a capacidade de aproveitar estes serviços uma e outra vez dentro dos aplicativos (conhecidos como aplicativos compostos). O SOA une esses serviços para orquestração, ou, individualmente aproveita esses serviços. Assim, o SOA é realmente sobre a fixação de arquiteturas existentes, abordando a maioria dos principais sistemas como serviços, e abstraindo esses serviços num único domínio.

Uma das chaves para a arquitetura SOA é que as interações ocorrem com baixo acoplamento de serviços que operam de forma independente. A arquitetura SOA permite a reutilização de serviços, tornando desnecessário começar do zero quando são necessárias atualizações e outras modificações. Este é um benefício para as empresas que procuram maneiras de economizar tempo e dinheiro. O SOA é conhecido por proporcionar vantagens time-to-market, assim como a agilidade dos negócios. A utilização dos motores de orquestração permite que aqueles que constroem aplicações façam-no rapidamente, uma vez que os serviços fornecem muito do que o aplicativo requer. Isto proporciona a vantagem time-to-market.

Colocar a volatilidade num domínio (como um mecanismo de orquestração) permite que os aplicativos construídos possam adaptar-se rapidamente ao redor das mudanças nos requisitos de negócios. Em muitos casos, é apenas uma questão de reconfigurar as orquestrações para alterar a aplicação. Simples no conceito, o SOA também é uma prática recomendada para corrigir as arquiteturas falhadas. Com a ampla utilização de normas tais como os serviços Web, o SOA é a melhor maneira de trazer agilidade na arquitetura para a empresa, isto é, se o SOA for feito corretamente.

O SOA é uma abordagem válida para resolver muitos dos problemas arquitetónicos que as empresas enfrentam hoje. O SOA, como o “A” indica, é arquitetura. E assim, é o arranjo ordenado dos sistemas que melhor servem as necessidades do negócio. No contexto literal, uma empresa de tecnologias da informação (TI) pode ter sucesso com o SOA. No entanto, a maioria não terá sucesso e muito do fracasso é devido ao fato de que os implementadores de SOA verem o SOA como algo diferente de uma arquitetura, e na maioria das vezes esses implementadores não são “arquitetos”.

Enquanto o SOA teve bastante sucesso no passado, a informática em nuvem fornece algum valor renovado para o SOA. As nuvens são tipicamente API – ou orientadas para o serviço, e, portanto, são orientadas para os serviços. Como a informática em nuvem torna-se mais popular, mais empresas irão repensar o uso do SOA, o que inclui o uso de diretórios de serviços, orquestração e outras tecnologias relacionadas com o SOA.

Para explorar a forma como o SOA é usado na empresa, aqui estão alguns recursos adicionais:

Os princípios de orientação a serviços: Thomas Erl explica os fundamentos da arquitetura orientada a serviços, incluindo acoplamento, abstração e serviço.

Como SOAP e REST se destacam como serviços da Web? REST (REpresentational State Tranfer) e SOAP (Simple Object Access Protocol) cada um tem os seus próprios benefícios. Tem que se aprender quando se usa um invés do outro.

714 Visualizações 1 Total
714 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.