A expressão Arquitectura Cliente/Servidor designa uma arquitectura de rede projectada em redor do princípio ou filosofia de processamento distribuído (ver cliente/servidor), na qual uma tarefa é dividida entre um servidor especializado, que armazena e distribui dados, e um cliente auxiliar que requisita dados específicos do servidor. Cliente/servidor é um relacionamento através de um programa em que o cliente solicita um serviço ou recurso de outro programa (o servidor). Embora o modelo cliente/servidor possa ser utilizado por programas dentro de um único computador, é um conceito mais importante para a rede. Neste caso, o cliente estabelece uma ligação com o servidor através de uma rede de área local (LAN) ou de rede de área alargada (WAN), tal como a Internet. Uma vez que o servidor tenha cumprido o pedido do cliente, a conexão é encerrada. O navegador da internet é um programa cliente que solicitou um serviço de um servidor. O serviço e recurso fornecido pelo servidor é a visualização da página da internet.
Operações do computador em que o servidor aceita uma solicitação feita por um cliente são muito comuns e o modelo cliente/servidor tornou-se uma das ideias centrais da rede de computadores. A maioria dos aplicativos de negócios usa a arquitectura cliente/servidor como faz o programa principal da internet, o TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol). Por exemplo, quando nós verificamos a nossa conta bancária a partir do computador, um programa cliente no nosso computador envia um pedido para um programa de servidor do banco. Esse programa pode, por sua vez encaminhar uma solicitação para o nosso próprio programa de cliente, o que, em seguida, envia uma solicitação para uma base de dados do servidor noutro computador do banco. Uma vez que o saldo da nossa conta foi recuperado da base de dados, ele é retornado para os dados de cliente no banco, que por sua vez envia de volta para o cliente no nosso computador pessoal, o que, em seguida, mostra as informações para nós.
Ambos os programas de cliente e programas de servidor são muitas vezes parte de um programa maior ou aplicativo. Como vários programas cliente partilham os serviços do mesmo programa de servidor, um servidor especial chamado daemon pode ser ativado apenas para aguardar pedidos de clientes. Em marketing, o cliente/servidor foi usado uma vez para distinguir computação distribuída por computadores pessoais (PC’s) a partir do modelo de computação em monolítico e centralizado utilizado por mainframes. Esta distinção tem desaparecido em grande parte, no entanto, porque os mainframes e suas aplicações também voltaram-se para o modelo cliente/servidor e tornaram-se parte da rede de computadores.