O API (Application Programming Interface) designa um conjunto de rotinas usadas para requisitar acções de baixo nível ao sistema operativo, sendo muito utilizado no desenvolvimento de aplicações de software. É um conjunto de comandos, funções e protocolos que os programadores podem utilizar na construção de software para um determinado sistema operativo. A API permite aos programadores usar funções pré-definidas para interagir com o sistema operativo, em vez de escrevê-los a partir do zero. Todos os sistemas operativos de computadores, como o Windows, Unix e Mac OS, fornecem uma interface de programação de aplicações para programadores. API’s também são usadas pelas consolas de videojogos e outros dispositivos de hardware que possam executar programas de software. O Windows, por exemplo, tem muitos conjuntos de API’s que são usados pelo hardware e programas do sistema. Quando o utilizador copia e cola um texto de um programa para outro, é a API que permite que funcione. Enquanto a API facilita o trabalho do programador, ele também beneficia o utilizador final, uma vez que garante que todos os programas que usem a mesma API tenham uma interface semelhante.
Exemplos de API (Application Programming Interface) Populares
No Programmable web, um site que segue mais de 13000 API’s, enumera o Google Maps, Twitter, YouTube, Flickr e Amazon Advertising como algumas das API’s mais populares. A lista a seguir contém vários exemplos de API’s populares:
1. Google Maps API: As API’s do Google Maps permitem aos programadores incorporarem o Google Maps em páginas da internet que usem uma interface de JavaScript ou Flash. A API do Google Maps é projetada para funcionar em dispositivos móveis e navegadores de internet.
2. API’s do YouTube: As API’s do Google permitem aos programadores integrarem vídeos do YouTube e funcionalidade em sites ou programas. API’s do YouTube incluem a API do YouTube Analytics, API de dados do YouTube, a API YouTube Live Streaming e outras.
3. API Flickr: A API do Flickr é usada por programadores para acederem aos dados de partilha de fotografias da comunidade Flick.
4. API’s Twitter: O Twitter oferece duas API’s. A API REST permite aos programadores acederem aos dados do núcleo do Twitter e a API Search fornece métodos para os programadores interagirem com a pesquisa do Twitter e tendências dos dados.
5. API Amazon Advertising: A API Amazon Advertising permite aos programadores acederem à seleção do produto da Amazon e anunciarem produtos da Amazon num site.