O termo Alias, que significa segundo nome ou apelido é utilizado em informática para referenciar um endereço electrónico alternativo de uma pessoa ou grupo de pessoas, ou um segundo nome de uma máquina. É também um dos comandos básicos do Unix. Em Unix ou Linux, um alias é um comando que aponta para outro comando. É tipicamente usado para abreviar comandos complexos que são usados repetidamente. Caso não sejam salvos, os aliases irão durar só na sessão em que estiverem a ser utilizados.
Em sistemas Mac OS, um alias é um ícone que aponta para um programa ou arquivo de dados. Os aliases podem ser colocados no ambiente de trabalho ou armazenados noutras pastas, e clicar duas vezes nele é o mesmo que clicar duas vezes no ícone do ficheiro original. No entanto, a exclusão de um alias não remove o ficheiro original. O “atalho” é o que vemos em ambientes Windows.
Em informática, podemos também, considerar o alias um ponto de entrada alternativa numa subrotina do computador em que a sua execução pode começar, se assim for instruído, por outra rotina. Um nome, normalmente curto e fácil de lembrar e digitar, que é traduzido noutro nome ou cadeia, geralmente longo e difícil de lembrar ou escrever. A maioria dos intérpretes de comando (por exemplo, o Unix) permitem ao utilizador definir aliases para os comandos. Estes são carregados na memória quando o intérprete começa e são expandidos sem a necessidade de se referir a qualquer ficheiro.