Conceito de Solução
Em Química, o termo solução designa uma mistura homogénea e intrínseca de duas ou mais substâncias químicas diferentes (os chamados solutos e solventes) formando um sistema homogéneo. Estas partículas podem ser moléculas, átomos ou iões e podem estar no estado líquido (por exemplo um refrigerante), sólido (por exemplo as ligas metálicas) ou gasoso (por exemplo o ar atmosférico). De referir que uma solução é uma mistura e não uma combinação de substâncias na medida em que a quantidade dos componentes que a formam pode ser variável. Por exemplo, para determinada quantidade de água podem ser adicionadas diferentes quantidades de açúcar e a mistura obtida será sempre uma solução de dois produtos mas a sua composição vai variando.
As soluções químicas incluem pelo menos um soluto e um solvente. O soluto é a substância dissolvida no solvente e geralmente está em menor quantidade na solução. O solvente é a substância que dissolve o soluto. Por exemplo num copo de água com açúcar, o soluto é o açúcar e o solvente é a água. Consoante a quantidade de soluto dissolvido, as soluções podem ser classificadas em:
- Soluções saturadas, que contêm uma quantidade de soluto dissolvido igual à sua solubilidade naquela temperatura, ou seja, se adicionarmos mais soluto, em relação ao valor do coeficiente de solubilidade, este não se dissolverá e constituirá o corpo de fundo.
- Soluções insaturadas contêm uma quantidade de soluto dissolvido menor que a sua solubilidade naquela temperatura, pelo que se adicionarmos mais soluto, este ainda se dissolverá.
- Soluções supersaturadas (instáveis) contêm uma quantidade de soluto dissolvido maior que a sua solubilidade para aquela temperatura.