Oxidação

Conceito de Oxidação: Tipicamente, à interação das moléculas de oxigénio com uma multitude de substâncias com as quais entram em contato, desde…

Conceito de Oxidação

Tipicamente, à interação das moléculas de oxigénio com uma multitude de substâncias com as quais entram em contato, desde metais a tecidos vivos, dá-se o nome de oxidação. Mais recentemente com a descoberta dos eletrões, a oxidação, veio a ser definida, mais precisamente, como a interação de duas ou mais substâncias que resulta na perda de pelo menos um eletrão. O oposto, ganho de eletrões, é a reação de redução.

A oxidação é muitas vezes associada à ferrugem, embora nem todos os materiais que entram em contato com o oxigénio se desintegram em ferrugem. A verdadeira oxidação ocorre ao nível molecular, nós só vemos os seus efeitos porque o oxigénio faz com que radicais livres, na superfície do material, se desintegrem. O apodrecimento da fruta, o enferrujar numa velha bicicleta ou o verdete num cêntimo são bons exemplos do processo de oxidação no nosso quotidiano. O revestimento dos materiais é uma forma de impedir que o processo de oxidação danifique os mesmos.

715 Visualizações 1 Total
715 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.