O que é uma Macromolécula
Uma Macromolécula é uma molécula orgânica de elevada massa molecular que pode ou não apresentar unidades que se repetem (quando possuem unidades (monómeros) que se repetem, unindo-se entre si por ligações covalentes, são designadas por polímeros). As características das macromoléculas dependem em grande parte da sua estrutura, que pode ser linear (estendida ou sob a forma de novelo), em folhas planas bidimensionais ou sob a forma tridimensional.
Um grupo importante de macromoléculas são os hidrocarbonetos que constituem a base dos plásticos. O carbono é aliás um elemento que, pelo facto de poder partilhar eletrões de várias formas, pode formar numerosos tipos de macromoléculas, muitos dos quais em forma de cristais.
Na bioquímica, o termo macromolécula é usado para designar os biopolímeros convencionais, como os ácidos nucleicos, as proteínas e os carboidratos, bem como as moléculas não poliméricas de elevada massa molecular como é o caso dos lípidos e dos macrociclos. Todas estes tipos de macromoléculas desempenham funções extremamente importantes na célula e, em conjunto, representam a maioria da massa seca de um organismo.