Ligação Covalente

Apresentação do conceito de ligação covalente entre átomos. Vários tipos de ligações covalentes. Exemplos de ligações covalentes.

Conceito de Ligação Covalente

Uma ligação covalente é a ligação mais frequente entre átomos, formando moléculas, e consiste na partilha de um ou mais pares de electrões por dois átomos. Neste tipo de ligação, cada átomo cede parcialmente um electrão e aceita parcialmente um outro ficando os mesmo partilhados entre ambos os átomos. Após formada a ligação, os dois electrões são atraídos simultaneamente pelos dois núcleos atómicos e a sua proveniência deixa de ser distinguível.

Se for partilhado apenas um par de electrões diz-se uma ligação covalente simples; se forem partilhados dois pares de electrões passa a designar-se por ligação covalente dupla; se forem partilhados três pares de electrões passa a designar-se por ligação covalente tripla.

Um exemplo de ligação covalente simples é o da molécula de água, constituída por um átomo de oxigénio e dois átomos de hidrogénio e em que o átomo do oxigénio partilha um dos seus electrões com cada um dos átomos de hidrogénio e, por sua vez, cada átomo de hidrogénio partilha um dos seus electrões com o átomo de oxigénio.

Já a molécula de oxigénio, formada por dois átomos de oxigénio, é uma ligação covalente dupla na medida em que são partilhados dois pares de electrões entre os dois átomos que a compõem.

900 Visualizações 1 Total
900 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.