Lei da Conservação da Massa

Apresentação da Lei da Conservação da Massa enunciada por Lavoisier no séc. XVIII que estabelece que, nas transformações químicas…

Apresentação da Lei da Conservação da Massa

A Lei da Conservação da Massa, enunciada por Lavoisier na segunda metade do séc. XVIII, é uma das leis de ponderação da Química e estabelece que, nas transformações químicas, a soma das massas das substâncias químicas reagentes é igual à soma das massas das substâncias químicas resultantes, que é o mesmo que dizer “a massa não se cria nem se destrói, apenas se transforma”. Por exemplo, ao queimar 6 gramas de carbono com 16 gramas de oxigénio, o resultado serão 22 gramas de dióxido de carbono.

Esta lei é válida apenas para as transformações químicas correntes pois, no caso de fenómenos nucleares é válida a equação de Einstein E=mc2 (em que E representa a energia libertada, m a massa e c a velocidade da luz), a qual relacionada a energia libertada à custa do desaparecimento da massa. Nos fenómenos químicos também existe alguma transformação de massa em energia e vice versa mas a variação de massa é tão ínfima que nem sequer é mensurável através dos métodos correntes pelo que, na prática, se continua a aplicar a lei da conservação da massa.

1034 Visualizações 1 Total
1034 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.