Conceito de Hidrólise
O termo Hidrólise (do grego hidro – ‘água’, e lysis – ‘separação’) designa a reação química de uma substância com a água ou, mais especificamente, com os iões de hidrogénio (H+) e iões hidróxido (OH–) da água, levando à quebra das ligações químicas das moléculas da dita substância. Esse processo é comum quer na área da química, quer também na área da biologia, nomeadamente a hidrólise de enzimas e de proteínas.
A hidrólise salina é uma das mais frequentes, a qual ocorre quando se dissolve em água um sal de uma base fraca ou de um ácido fraco. Quando se faz tal mistura, a água ioniza de forma espontânea em aniões hidróxido e em catiões de hidrogénio, dando origem a soluções aquosas de ácidos (com pH inferior a 7) ou a soluções aquosas de bases (com pH superior a 7).
Nos processos biológicos, o melhor exemplo é a hidrólise enzimática existente nos processos digestivos e nas culturas bacterianas, destacando-se a quebra de proteínas em cadeias polipeptídicas até se chegar aos aminoácidos, e a quebra de polisacarídeos, como o amido e a celulose, em dissacarídeos, como o açúcar.