Conceito de Hidrocarbonetos Alifáticos
Hidrocarbonetos são todos os compostos constituídos unicamente por carbono (C) e hidrogénio (H), com fórmula geral CxHy.
Assim, a cadeia principal é formada por carbono e, por sua vez, os átomos de hidrogénio ligam-se ao carbono por meio de ligações covalentes.
Quanto à forma da cadeia carbónica principal, os hidrocarbonetos são classificados em alifáticos e cíclicos.
Outra classificação dos hidrocarbonetos reside nas ligações das cadeias carbónicas, sejam elas simples, duplas ou triplas. São classificados em hidrocarbonetos saturados e hidrocarbonetos insaturados.
Os hidrocarbonetos saturados são formados por ligações simples e os hidrocarbonetos insaturados são formados por ligações duplas ou triplas.
Os compostos alifáticos são compostos formados por cadeias carbónicas abertas ou acíclicas, as quais possuem carbonos terminais.
Exemplos de hidrocarbonetos alifáticos são os alcanos, alcenos, alcinos e alcadienos.
Os alcanos, também denominados por parafinas ou parafínicos, são hidrocarbonetos alifáticos saturados, ou seja, apresentam cadeia aberta (acíclica) formada por ligações simples. A fórmula geral destes hidrocarbonetos é dada por CnH2n+2. O propano (C3H8) é um exemplo de um alcano.
Os alcenos, também chamados de olefinas, alquenos ou hidrocarbonetos etilénicos, são compostos alifáticos insaturados, isto é, são compostos formados por cadeias carbónicas abertas (acíclicas) que apresentam uma ligação dupla. A fórmula geral dos alcenos é representada pela expressão CnH2n. Por exemplo, o eteno (C2H2) é um alceno.
Os alcinos, também conhecidos por metilacetilenos, são hidrocarbonetos alifáticos insaturados que apresentam ligações triplas. A fórmula geral destes compostos é CnH2n-2. O propino (C3H4) é um exemplo de um alcino.
Os alcadienos, também chamados de dienos ou diolefinas, são hidrocarbonetos alifáticos insaturados, pois são formados por cadeia aberta (acíclica) constituídos por duas ligações duplas. A fórmula geral dos alcadienos é representada pela expressão CnH2n-2. Um exemplo de um alcadieno é o propadieno (C3H4).