Efeito Tyndall

Conceito de Efeito Tyndall: O Efeito Tyndall consiste na difracção dos raios luminosos que passam através de uma solução coloidal, devido ao facto de o…

Conceito de Efeito Tyndall

O Efeito Tyndall consiste na difracção dos raios luminosos que passam através de uma solução coloidal, devido ao facto de o diâmetro médio das partículas dispersas ser maior do que o comprimento de onda dos raios. Tal faz com que um feixe de raios luminosos seja visível para um observador situado numa direcção perpendicular à propagação dos raios luminosos. Contudo, o feixe de raios luminosos é invisível, a partir de qualquer posição em que se encontre o observador, se este passa através de uma solução verdadeira ou de um líquido puro, pois o diâmetro médio das partículas é menor do que o comprimento de onda dos raios.

É algo semelhante ao efeito Tyndall que explica que o pó de uma divisão iluminada seja invisível tornando-se visível numa divisão semi-escura na qual penetra um feixe de luz solar. Tal acontece porque as partículas de pó difractam os raios luminosos aparecendo como pequenos pontos brilhantes.

1096 Visualizações 1 Total
1096 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.