Conceito de Velocidade de Escape
A velocidade de escape designa a velocidade mínima inicial que tem que se atingir para escapar à força gravitacional de um corpo astronómico a partir da sua superfície (ou de uma forma mais abrangente, a partir de qualquer local do seu campo gravitacional). Na Terra, por exemplo, a velocidade de escape na sua superfície é de cerca de 11,2 km / segundo, o que significa que um objecto (sem autopropulsão) lançado a uma velocidade igual ou superior a 11,2 km por segundo a partir da superfície da Terra escaparia ao seu campo gravitacional em direcção ao infinito.
Esta velocidade depende positivamente da massa e negativamente do raio do referido corpo. Tal significa que para dois corpos com massa igual, a velocidade de escape é menor naquele que tiver uma maior dimensão; da mesma forma, para dois corpos com a mesma dimensão, a velocidade de escape é maior naquele que tiver maior massa.
Quando determinado corpo concentra uma elevada massa num espaço extremamente reduzido, a velocidade de escape pode atingir proporções tais que ultrapassa a velocidade da luz. Num objecto deste tipo, nem a própria luz lhe consegue escapar pelo que este se torna invisível para um observador localizado no exterior – estaremos, portanto, perante um buraco negro.