Conceito de Raio Atómico
Apesar de controverso devido ao facto de, de acordo com a Mecânica Quântica, o átomo não ter limite definido, é possível atribuir-lhe um tamanho com base em dados experimentais ou em dados teóricos.
No caso dos dados experimentais, determina-se o tamanho do átomo, não a partir de átomos isolados, mas através de técnicas que mostram até que distância podem aproximar-se entre si dois átomos não ligados quimicamente – o raio do átomo corresponderá a metade da distância internuclear mínima.
No caso dos métodos teóricos, tem-se em conta que, apesar da probabilidade de encontrar os electrões de um átomo num determinado ponto do espaço nunca se anular, esta diminui muito rapidamente com a distância ao núcleo. Assim, pode pensar-se o átomo como uma esfera de volume definido por uma superfície de contorno e assim calcular-se o valor do seu raio.
De destacar que é possível relacionar os raios atómicos com a posição dos átomos na Tabela Periódica: os raios atómicos aumentam, no grupo, à medida que o número atómico aumenta e diminuem, no período, à medida que o número atómico aumenta.