Nebulosa

Apresentação do conceito de Nebulosa; como se formam as nebulosas; nebulosas enquanto berçários de estrelas e sistemas planetários; vários tipos de nebulosas.

Conceito de Nebulosa

O termo Nebulosa designa uma nuvem de gás e geralmente também de poeira, localizada no interior das galáxias. São o resultado de grandes explosões de super-novas (estrelas gigantescas em fim de vida), que espalham pela galáxia grandes quantidades de matéria, formando nuvens gigantescas, algumas das quais com centenas de anos luz de diâmetro. É a partir destas grandes nuvens que se formam as estrelas de segunda geração com os seus sistemas planetários, sendo, por isso, muitas vezes apelidadas por berçários estrelares. Acredita-se que o próprio sistema solar tenha tido origem numa destas grandes nuvens.

No início do século XX, com as extraordinárias melhorias dos instrumentos de observação, muitos dos objetos antes considerados como nebulosas foram reclassificados como galáxias distintas na nossa Via Láctea. É o caso, por exemplo de Andrómeda, antes conhecida como Nebulosa de Andrómeda.

Tipos de nebulosas

As nebulosas foram classificadas em diversos tipos, nomedamente:

  • Nebulosa de emissão: nebulosas com temperatura elevada, geralmente devido ao efeito de uma estrela próxima que emita radiação ultravioleta.
  • Nebulosa de reflexão: nebulosas que simplesmente refletem a luz emitida por uma estrela próxima.
  • Nebulosa escura: nebulosa mais densas que impedem quase totalmente a passagem de luz.
  • Nebulosa planetária: nebulosa formada pela ejeção de material a partir de uma estrela central, que a ilumina a partir do centro.
431 Visualizações 1 Total
431 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.