Conceito de Matéria Negra
A matéria negra (também designada por matéria escura) é um tipo de matéria que se acredita existir no Universo em grande quantidade, em especial nos halos galácticos e outras regiões dos aglomerados galácticos. Existem vários indícios de que as partículas de matéria-negra sejam de interacção fraca, isto é, apenas sentem o efeito da força nuclear fraca e da gravidade, sendo insensíveis à força nuclear forte e à força electromagnética. É devido as estas características que este tipo exótico de matéria não emite luz, daí a designação de matéria negra.
As massas possíveis para as partículas de matéria negra entram em duas categorias diferentes:
- matéria negra fria: constituída por partículas pesadas, com massas entre dez e cem vezes a massa do protão e que se movem lentamente;
- matéria negra quente: constituída por partículas leves, com massas cerca de mil milhões de vezes menos pesadas do que o protão, de forma que as partículas se movem a velocidades relativistas quando as suas abundâncias são determinadas.
Ambos os tipos de partículas de matéria negra podem existir no Universo mas não existem quaisquer certezas quanto à sua distribuição. A sua difícil detecção deve-se ao facto de não sentirem a força electromagnética, tornando-as invisíveis, nem a força nuclear forte, tornando-as praticamente inertes. A sua existência manifesta-se sobretudo pela sua atracção gravitacional, ajudando a formar as galáxias e os aglomerados de galáxias e ajudando a guiar os seus movimentos.