Lei de Ampère

Apresentação do conceito e significado da Lei de Ampère; interpretação da lei; formulação matemática…

Apresentação da Lei de Ampère

A Lei de Ampére, assim designada em homenagem ao seu autor, André Marie Ampére, é usada para calcular o campo de indução magnética em sistemas simples com certa simetria (de forma semelhante à Lei de Gauss para o caso dos campos eléctricos). Depois de Ampère, Maxwell introduziu algumas alterações às equações originais, razão pela qual esta lei é também conhecida por lei de Ampère-Maxwell.

Esta lei estipula que que o sentido do campo magnético é determinado pelo sentido da corrente. Dessa forma, invertendo o sentido da corrente, invertemos também o sentido do campo. Matematicamente, a Lei de Ampére estabelece que o integral de linha do campo de indução magnética, ao longo de uma determinada curva fechada, é igual a 4pkm vezes a corrente total (Ic) através da curva, considerada como positiva segundo o sentido da regra da mão direita (regra em que o polegar da mão direita indica o sentido convencional da corrente elétrica; e os outros dedos, ao envolverem o condutor por onde passa a corrente, dão o sentido das linhas de campo magnético). O lado direito também costuma ser apresentado como m0Ic onde a constante m0 igual a 4pkm representa a permeabilidade magnética do vazio. Esta lei é válida mas apenas na ausência de campos eléctricos variáveis.

 ampereleide

em que B representa o campo de indução magnética, C a curva fechada, km a constante magnética e Ic a corrente total através da curva C.

3444 Visualizações 1 Total
3444 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.