Conceito de Hadrão
Um hadrão ou hádron (palavra derivada do grego hadrós, e que em português significa ‘forte’, ‘robusto’) é um grupo de partículas sub-atómicas compostas por partículas fundamentais que sofrem interacção forte. Esta esta interacção forte que que mantém estas partículas coesas. Incluem-se neste grupo, os quarks e os gluões, e dividem-se em mesões (que incluem os piões e diversos outros) e os bariões (que inclui os protões e os neutrões). Estas partículas participam, por sua vez, em interacções fortes residuais.
Propriedades e números quânticos
De acordo com o modelo dos quarks, as propriedades de um hadrão são determinadas pelos quarks que os constituem. Por exemplo, um protão é constituído por dois quarks up (cada um dos quais com carga +2/3) e por um quark down (com carga -1/3); a carga do protão é, portanto, o resultado da carga conjunta dos três quaks que o constituem, isto é, +1 (ou seja, 2/3 + 2/3 – 1/3).
Como todas as partículas sub-atómicas, os hadrões possuem um conjunto de números quânticos que os caracterizam, nomeadamente o spin, a paridade (ou ‘sabor’), a carga, e a massa. Referência ainda para o facto dos hadrões possuírem estados excitados designados por ressonâncias, as quais decaem num curto espaço de tempo devido à interacção forte. Cada hadrão pode ter vários estados excitados ou ressonâncias – centenas dessas ressonâncias foram já observadas em experiências científicas com partículas.