O que é a Fita de Möbius
A Fita de Möbius (ou Faixa de Möbius) é um espaço topológico cuja característica principal é o facto de possuir apenas um lado ou superfície e apenas uma borda. O seu nome é atribuído ao seu criador, o matemático alemão August Ferdinand Möbius, que a descobriu e estudou em 1858, quando tinha quase 70 anos. Além de August Ferdinand Möbius, Johann Benedict Listing, um académico seu contemporâneo, estudou também a fita na mesma altura, embora Möbius tenha ido mais longe no estudo das suas notáveis propriedades.
Após a morte de Möbius, a popularidade e aplicações da fita cresceram, tornando-se num elemento intrigante da matemática, da magia, da ciência, da arte, da engenharia, da música e da literatura. Atualmente está presente em estruturas arquitetónicas, modelos do Universo, patentes tecnológicas, e muito mais.
A Fita de Möbius é também o símbolo universal da reciclagem, representando um processo contínuo de aproveitamento e transformação dos desperdícios em recursos úteis e novamente utilizáveis.
Como construir uma Fita de Möbius
Para construir uma Fita de Möbius basta colar as duas pontas de uma fita depois de efetuar uma meia volta numa delas – o resultado é uma fita de um só lado. Para se certificar de que assim é, tente colorir a superfície da fita e concluirá que conseguirá pintar toda a superfície sem precisar levantar o lápis.