Conceito de Contador de Geiger
O contador de Geiger é um aparelho que permite a deteção de radiação. Este aparelho deteta a presença de radiação utilizando a capacidade que as partículas radioativas têm de ionizar certas moléculas.
O primeiro modelo do contador de Geiger foi desenvolvido pelo físico Hans Wilhelm Geiger (Século XX). O cientista Geiger deu o seu nome ao aparelho. Existem outros modelos mais recentes do contador de Geiger, mas o princípio de funcionamento é geralmente comum.
O contador de Geiger é constituído por um cilindro cheio de gás, como o gás árgon, que é submetido a uma tensão elétrica. A tensão elétrica mantém a parede do tubo metálico negativa em relação a um fio positivo que corre ao longo do eixo do cilindro. O contato entre as partículas radioativas e os átomos de árgon induz a conversão de alguns desses átomos em iões positivos e eletrões. Sob a ação do campo elétrico, os iões positivos migram para a parede do cilindro (com carga negativa, cátodo) e os eletrões para o fio (carga positiva, ânodo). Isto causa um pulso de corrente que é transmitida a um amplificador. A corrente elétrica produzida é proporcional ao número de partículas radioativas. Quanto mais partículas radioativas houver, maior será a corrente elétrica. A corrente elétrica é então traduzida em sinais sonoros e na forma de gráficos.
A quantidade de radiação a que uma pessoa pode estar exposta depende do espaço de tempo que uma pessoa passa perto da fonte de radiação e da sua energia. A radiação gama e os Raios X são os mais preocupantes a nível de exposição externa.