Conceito de Barião
O termo barião (ou barion na terminologia brasileira), utilizado na física, designa uma partícula compósita, composta por três quarks (quaisquer três quarks dos seis possíveis) e por isso pertencente, juntamente com os mesões, ao grupo dos hadrões, uma classe de partículas que estão sujeitas à força nuclear forte. Relativamente ao spin dos bariões, sendo calculado pela soma dos spins dos quarks que os compõem, este é necessariamente semi-inteiro, podendo assumir os valores de 1/2 ou 3/2, sendo, portanto, classificados como fermiões (partículas que obedecem à estatística de Fermi-Dirac e ao Princípio de Exclusão de Pauli).
Crê-se que a maioria dos bariões do universo sejam protões e neutrões, embora existam muitas outras combinações de três quarks possíveis (desde que respeitem a teoria para a interação dos quarks, designada por cromodinâmica quântica ou simplesmente QCD), dando origem a diversos tipos de bariões.
Os astrofísicos acreditam atualmente que as matéria bariónica perfaz apenas uma pequena parte da matéria do Universo, sendo muito pouca quando comparada com a matéria negra.