Conceito de Aceleração
O termo aceleração (símbolo a) designa uma grandeza física que pode ser entendida como a forma como a velocidade varia com o tempo, sendo definida como a razão entre a variação da velocidade (Δv) e o intervalo de tempo em que essa variação ocorreu (Δt). Se a velocidade aumenta, diz-se movimento acelerado; quando a velocidade diminui diz-se movimento retardado.
Quando a variação da velocidade ocorre num intervalo de tempo tendencialmente nulo, a aceleração é calculada como a derivada da velocidade em ordem ao tempo e é designada por aceleração instantânea. Quando o intervalo de tempo é relativamente grande, a aceleração passa a ser designada por aceleração média e é calculada pela razão entre as variações da velocidade e do tempo.
Aceleração instantânea | Aceleração média | |
a = dv/dt | a = Δv / Δt |
.
A unidade de aceleração utilizada pelo Sistema Internacional de Unidades (SI) é o metro por segundo ao quadrado, cujo símbolo é m/s2. Um metro por segundo ao quadrado corresponde à aceleração adquirida por uma partícula de matéria com massa de um quilograma quando submetida à acção de uma força de intensidade igual a um newton.
Geralmente, a aceleração é representada como uma grandeza vectorial e como tal é definida por um ponto de aplicação da força, uma direcção, um sentido e uma intensidade.