Tendências de Marketing são as novas acções e processos adoptados pelo marketing para atingir os determinados objectivos das empresas. Estas tendências são os novos processos que o marketing deve adoptar para conseguir alcançar os seus objectivos.
Uma tendência é uma sequência de sucessos, inclinações para uma direcção particular, que de certa forma se tornam previsíveis e com uma relativa durabilidade, as tendências de marketing seguem a mesma definição, mas neste caso esta sequência de sucesso e inclinações são relevantes para o mercado e para os objectivos de marketing.
O marketing, nos últimos 50 anos tem sofrido uma evolução constante para um cenário global, tecnológico, social e ambiental onde a economia, a cultura e os desejos e necessidades se aproximam, contribuindo para o fenómeno social em que vivemos hoje, onde todos estamos conectados numa rede global.
Este ritmo acelerado de mudança e transformação num contexto global, mas principalmente no mundo dos negócios, das tecnologias, do cenário social e ambiental, faz como que vivemos num contexto de grande imprevisibilidade e dificuldade em determinar com certezas quais serão as tendências de marketing a seguir cada ano.
Saber quais vão ser as futuras tendências e como se tem que actuar para conseguir um posicionamento destacado e competitivo no mercado, são algumas das preocupações principais do departamento de marketing de qualquer empresa.
É fundamental, ter a consciência da importância de analisar e monitorizar as tendências de mercado e para isso, o marketing dispõe de ferramentas especificas, que o ajudam a compreender as necessidades e o comportamento do mercado e assim, avaliar e testar as acções necessárias para garantir os melhores resultados possíveis. Porque é através das tendências de mercado que se prevê com uma certa dose de certeza, quais vão ser as necessidades e os novos desejos do consumidor e assim, antecipar as tendências de marketing.
Actualmente as tendências de marketing mais relevantes incidem sobre dois aspectos determinantes para o futuro da gestão de qualquer marca: o conceito de cliente e a forma das marcas relacionarem-se com eles. O cliente/consumidor, é e seguirá sendo, o eixo fundamental de qualquer estratégia de marketing de qualquer empresa, mas é necessário ampliar esse espectro.
Por exemplo a web de especializada em marketing, Puro Marketing, anuncia a utilização dos “influencers”, como umas das grandes tendências de Marketing de 2016.
As tendências de marketing têm sido orientadas para o mercado, mas o futuro, segundo alguns autores, aponta para estratégia de marketing orientadas para as pessoas, devemos assim, começar a considerar como parte significante da equação, tanto os clientes como os funcionários, fornecedores, accionistas e qualquer pessoa afectada por ela, porque todos eles, de uma maneira ou de outra, podem influenciar o seu desenvolvimento e resultado de qualquer estratégia de marketing.
References:
http://www.puromarketing.com