SEM – Search Engine Marketing, ou marketing em motores de pesquisa, é a área de web marketing responsável pelas estratégias e técnicas que envolvem o melhoramento da posição de um website nos resultados de pesquisa, seja de forma orgânica (por Search Engine Optimization – SEO) ou por links patrocinados/pagos (Search Engine Advertising – SEA).
Search Engine Marketing é vital para se poder gerar visitantes de qualidade para um website. Todos nós utilizamos, cada vez mais, os motores de busca tais como: Google; Yahoo; Search; e Bing. Quando se pretende localizar um produto, um serviço ou uma organização os motores de busca apresentam-se como uma ferramenta fundamental para desempenhar essa tarefa. (Chaffey et al. 2009)
O SEM compreende duas grandes áreas de intervenção: o SEO – Significa Search Engine Optimization / Optimização para motores de busca. SEA – Significa Search Engine Advertising / Publicidade nos motores de busca…
SEO – quando realizamos uma pesquisa, os resultados orgânicos que dela advém, devem-se a um bom SEO do website, ou seja, a forma como a estrutura interna de cada uma das páginas foi construída. A optimização de palavras-chave, de conteúdo, de links, factores on e off page, optimização para redes sociais, organização da arquitectura do website, melhores práticas para uso de Javascript e Flash, onde até a usabilidade é um factor para optimização nas páginas de resultado (SERPs) dos buscadores.
SEA – quando realizamos uma pesquisa, para além dos resultados orgânicos, existem outros que surgem e que se inserem dentro da categoria de publicidade online e que se designam por links patrocinados – é o caso dos anúncios criados através do Adwords. Criar um anúncio online com o Adwords é fácil, o verdadeiro desafio está em conseguir que esse anúncio corresponda aos objectivos estratégicos e produza os resultados esperados. Para isso, há que saber construi-lo de acordo com a classificação de anúncios instituída pelo Google (sumariamente, este valoriza os anúncios que estejam intimamente relacionados com a pesquisa que foi realizada).
SEM tem o objectivo de promover websites pelo aumento da sua visibilidade nas páginas de resultados (SERPs) através do uso de publicidade paga, fazendo com que a empresa fique nas primeiras posições dos resultados de busca por palavras-chave relacionadas.
De acordo com Dionisio et al. (2009), sempre que se faz uma pesquisa de uma palavra ou frase num motor de busca surgem dois resultados: resultados orgânicos e os links patrocinados (pagos por clic). Quando se pretende optimizar os resultados orgânicos através da melhoria técnica e qualitativa de um website, estamos a falar de Search Engine Optimization (SEO) e quando se recorre a links patrocinados afigura-se necessário abordar o conceito campanha CPC (cost-per-click).
O SEM utiliza vários meios de comercialização de um site para aumentar sua relevância nos resultados dos buscadores. Os maiores fornecedores de SEM são o Google AdWords , Yahoo! Search Marketing e Microsoft adCenter.
O SEM permite criar um canal directo com os consumidores que procuram por produtos e serviços, uma vez que uma empresa pode aparecer bem posicionada nos websites de busca. O posicionamento do website da empresa pode ser feito nos resultados naturais ou nos resultados patrocinados, mas independente do lugar onde um website fique bem posicionado, em todo tipo de acção SEM é possível calcular o retorno sobre o investimento (ROI) das acções realizadas com alta precisão.
Existem três principais, categorias de métodos e métricas utilizadas para optimizar websites através de SEM:
- Palavra-chave de pesquisa e análise;
- Saturação do website e popularidade;
- Ferramentas de back-end;
Em alguns contextos, o termo SEM é usado exclusivamente para significar publicidade paga por clique, especialmente na publicidade comercial e no marketing de comunidades que têm interesse nesta definição estreita. Tal uso exclui a comunidade de marketing de busca, que está envolvida em outras formas de SEM, tais como optimização de motor de busca e redireccionamento de pesquisa.
Outra parte do SEM é Social Media Marketing (SMM). SMM é um tipo de marketing que envolve a exploração da média social para influenciar os consumidores, de que os produtos e/ou serviços de uma empresa, são valiosas.
References:
CHAFFEY, D., Ellis-Chadwick, F., Mayer, R., Johnston, K. Internet Marketing: Strategy, Implementation and Practice (4a edição). Prentice Hall. England, 2009
CUNHA, Manuela. Handbook of research on social dimensions of semantic. Technologies and Web services. Information Science Reference, 2009
DE PELSMACKER, P. Geuens, M. e Van den Bergh, J. Marketing Communications – A European Perspective (3a edição). FT Prentice hall. England, 2007
DIONISIO, Pedro, RODRIGUES, Joaquim et al. b-Mercator Blended Marketing. Edições Dom Quixote. Lisboa, 2009
GABRIEL, Martha Carrer Cruz. SEM E SEO – DOMINANDO O MARKETING DE BUSCA. Ediciones ENI. New Jersey, 2012
MITCHELL, Melanie. Understanding SEO: Building a Foundation for Long Term Success. FT Press, 2012
PRAT, Marie. SEO – Posicionamiento de su sitio web – en Google y otros buscadores, 2ª edición. Editions ENI. Barcelona, 2012
RYAN, D. e Jones, C. Understanding Digital Marketing: Marketing strategies for engaging the digital generation. KoganPage. London, 2009
SMITH, P., e Zook, Z. Marketing Communications – Integrating offline and online with social media, 5th Edition. Kogan Page. London, 2011