A Responsabilidade Social no Marketing surge com o aumento das exigências por parte dos consumidores e dos mercados. Para manterem a sua notoriedade no mercado, as empresas passaram a ter de incluir nas suas estratégias de Marketing acções de responsabilidade social, quer pela sua política de recursos humanos, quer pelas políticas de relacionamento com o cliente. A empresa tem de prestar atenção à comunidade em que atua e trabalhar de forma activa para a ajudar.
Na actualidade, as empresas não respondem apenas perante os accionistas: toda a comunidade que a envolve, desde o público-alvo às organizações não governamentais, tem um papel no sucesso da empresa. Assim, a empresa torna-se responsável não só pelo impacto que a sua actividade tem na comunidade, mas, em certa forma, também pelo impacto que os seus fornecedores têm na mesma. Desta forma, a empresa deve fazer valer o seu código de ética em todo o processo de produção.
A Responsabilidade Social numa empresa pode tomar várias formas: privilegiar formas ecológicas de produção, promover a inclusão social, participar no desenvolvimento da comunidade, entre outros. No Marketing, este conceito está também relacionado com a ética e os valores que definem a sua relação com o público-alvo. É exigida às empresas transparência e são cada vez mais as marcas que adoptam uma estratégia de Responsabilidade Social que passa pela divulgação da sua performance em termos de ética, seja na perspectiva ambiental, através da optimização dos recursos e da redução da pegada ecológica, ou na perspectiva social, através da garantia do comércio justo e de condições de trabalho adequadas para os seus funcionários e dos seus fornecedores.
References:
Betemps Kontz, L., Mauch Palmeira, E. y Zago, A.: “A responsabilidade social como instrumento de marketing nas organizações”, en Observatorio de la Economía Latinoamericana, Número 197, 2014.