Metodologia Quantitativa

Uma metodologia quantitativa ou pesquisa quantitativa de mercado, é um método de pesquisa social que utiliza técnicas estatísticas, para a recolha e análise de datos. Está relacionada com o levantamento de dados sobre as motivações de grupos concretos, em compreender e interpretar determinados comportamentos, opiniões e expectativas de grupo concreto de indivíduos.

Os objectivos da investigação quantitativa consistem essencialmente em encontrar relações entre variáveis, fazer descrições recorrendo ao tratamento estatístico dos dados recolhidos, testar teorias e tirar conclusões.

Ao contrário dos métodos qualitativos, que procuram responder à questão O Porquê? (dão uma visão do programa/projecto e do seu meio circundante, e permitem uma melhor análise da situação e teorização do problema) os métodos quantitativos procuram responder à questão: O quê? podendo quantificar estatisticamente as hipóteses formuladas.

A investigação quantitativa baseia-se em técnicas de recolha, apresentação e análise de dados que permitem a sua quantificação e o tratamento através de métodos estatísticos.

Para compreender melhor como se utiliza uma metodologia quantitativa, podemos supor o seguinte caso: um investigador tem a intenção de medir, analisar e quantificar, o grau de satisfação dos estudantes de uma determinada Universidade. Para o conseguir, ele deve realizar uma pesquisa quantitativa, porque assim, vai conseguir através de um questionário estruturado, traduzir em números as opiniões e informações dos estudantes e depois, analisar dos dados e, assim, chegar a uma conclusão.

statistics-1020319_960_720

Metodologia Quantitativa

Numa metodologia quantitativa, os recursos mais usados são as entrevistas estruturadas em profundidade, observação em campo (como observar o comportamento do consumidor numa Loja, por exemplo), entrevistas por telefone, etc.

A pesquisa qualitativa é óptima para aprofundar conhecimentos já quantificados ou quando deseja-se criar uma base de conhecimentos, para mais tarde ser quantificada.

Neste tipo de metodologias de pesquisa, a actuação de um especialista é outra característica fundamental para se conseguir lapidar correctamente o grande volume de informação bruta recebida através das ferramentas de recolha de datos, e depois, conseguir, interpretá-la da melhor forma possível.

O tamanho da amostra pode não seguir o rigor estatístico mas devemos ter na amostra um retrato da população estudada, reflectindo suas características.

Os métodos quantitativos de pesquisa são utilizados fundamentalmente para descrever uma variável quanto a sua tendência central ou dispersão – média, mediana, moda ou dividi-la em categorias e descrever a sua frequência – taxas e medidas de risco – em grandes populações.

Caracteriza-se pela actuação nos níveis de realidade e apresenta como objectivos a identificação e apresentação de dados, indicadores e tendências observáveis. Este tipo de investigação mostra-se geralmente apropriado quando existe a possibilidade de recolha de medidas quantificáveis de variáveis e inferências a partir de amostras de uma população.

Usa medidas numéricas para testar hipóteses, mediante uma rigorosa recolha de dados, ou procura padrões numéricos relacionados com conceitos quotidianos. Numa fase posterior, os dados são sujeitos a análise estatística, através de modelos matemáticos (ou software próprio), no sentido de testar as hipóteses levantadas. Como tal, a sua utilização está geralmente ligada à investigação experimental ou quase experimental.

Uma das principais características dos métodos quantitativos é que podem ser considerados fracos ou debilitados em termos de validade interna, muito embora, normalmente sejam considerados fortes em termos de validade externa, uma vez que os resultados obtidos são generalizáveis para o conjunto da comunidade. Pode-se afirmar que se estabelece então uma relação causa efeito e se procede a uma previsão dos fenómenos.

Devido à sua natureza rigorosa e meticulosa, metodologia quantitativa implica o aprofundamento na revisão da literatura e a elaboração pormenorizada de um plano de investigação bem gizado em termos de objectivos e devidamente estruturado.

Uma investigação quantitativa obriga a que o investigador elabore, previamente, um plano de investigação estruturado, no qual deve mencionar os objectivos e os procedimentos de investigação, de forma pormenorizada.

7557 Visualizações 1 Total

References:

AAKER, D. A.; KUMAR, V.; DAY, G. S. Pesquisa de marketing. Atlas. São Paulo, 2004

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Apostila. Fortaleza: UEC, 2002

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999

MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing. 3.ed. Bookman. Porto Alegre, 2001

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. V.. Metodologia científica. Editora Atlas. São Paulo, 2004

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração e interpretação de dados. 3.ed. Atlas. São Paulo, 1996

MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing. 3.ed. Atlas. São Paulo, 2001

SIMON, J. L. Basic Research Methods in Social Science. Random House. New York, 1996

STEVENSON, W. J. Estatística aplicada à administração. Habra. São Paulo, 1971

THIOLLENT, Michel. Metodologia de pesquisa-ação. 15 ed. Cortez. São Paulo, 2007

ZIKMUND, W. G. Business research methods. 5.ed. Fort Worth.Dryden. Texas, 2000

7557 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.