Marketing de Moda

Marketing de moda, segundo a Parson School for Design de Nova Iorque, é o processo de análise, desenvolvimento e comercialização de tendências da moda nas estratégias de venda.

O marketing é um processo que serve para criar valor e satisfação no consumidor, identificando, orientando, encaminhando e satisfazendo necessidades e desejos, estimulando a procura e aquisição de bens e serviços. “Um dos principais papéis do marketing é o de influenciar de forma positiva o comportamento de quem compra para que a proposta de valor que se apresenta ao mercado possa vir a merecer a preferência do público” (Caetano et. al., 2011; p.91).

marketing-digital-de-moda

Marketing de moda

Na moda, o marketing além de tudo, deve ser um guia de ligação entre os diferentes processos de criação, produção, distribuição, comunicação, promoção, comercialização, planificação e controlo. Tendo sempre em conta que a moda é um sector bastante dinâmico e diversificado, as ferramentas e estratégias devem adaptar-se a cada mercado específico.

“A principal responsabilidade do departamento de moda de uma empresa de moda é satisfazer as necessidades presentes e futuras do cliente, de maneira rentável mas assegurando que a personalidade do designer se transmite no produto e na identidade da marca.” (Cardenal e Salcedo, 2005; p.81)

Conseguindo responder a tudo isto e seguindo todo o processo de marketing de moda, as marcas estarão em condições para desenvolverem estratégias e políticas de marketing específicas ao seu entorno e tornarem-se numa potencial ameaça às outras marcas concorrentes.

A definição de marketing de moda é algo complexa, de acordo com Caballero e Casco (2006; p.66):

“O marketing de moda é a forma de entender e levar a cabo a relação de intercambio das empresas de moda com o seu mercado, mediante o desenho e a criação de novos modelos, a fixação de um preço adequado, a distribuição no sitio certo com as características apropriadas e a comunicação mais efectiva, para que se superem as expectativas em constante mudança e imprevisíveis dos consumidores, enquanto as empresas obtêm benefícios e beneficiam a sociedade e todas as partes implicadas em a actividade que desenvolvem.” (Caballero e Casco, 2006; p.66)

A moda apresenta características peculiares intrínsecas em todo o seu desenvolvimento, o facto de ser uma actividade cíclica, efémera, reactiva, exibicionista e global, faz com que a teoria do marketing de moda e as suas actividades estejam de certa forma condicionadas e sejam especialmente peculiares.

Mas a definição e alcance do marketing de moda não deveria ser diferente de qualquer outro tipo de marketing de outro produto de consumo, a sua lógica não deveria ter alterações ou excepções já que vem dos mesmos princípios práticos. Mas o essencial é que efectivamente é diferente, trabalhar em marketing para o mercado da moda não é o mesmo que trabalhar em marketing para outro produto qualquer de outro mercado.

O marketing de moda deve-se considerar desde uma perspectiva diferente dentro de um processo específico, mas tem de ter em considerar as ferramentas e estratégias similares há aquelas utilizadas pelo marketing dos outros sectores, é fundamental partir de uma metodologia baseada nos princípios do marketing de moda, passando através de todos os passos do processo de marketing de moda. Mas para isso, é decisivo e imprescindível ter à disposição um lote de produtos adequados, conhecer o mercado, os canais de distribuição e claro, os consumidores e os concorrentes.

O desenvolvimento e criação dos produtos de moda e as decisões de marketing devem ter como base fundamental os consumidores, por eles e para eles, as marcas devem responder adequadamente às suas necessidades, motivações e expectativas; sendo esta, a única maneira de conseguir orientar uma oferta com êxito. Com as alterações da procura tornou-se imperativo que as marcas começassem a atender o mercado de uma maneira diferente, passando de uma estratégia de recepção das necessidades dos consumidores para uma previsão das mesmas.

Actualmente, os consumidores estão cada vez mais exigentes com os produtos, com os serviços e com as marcas que escolhem. Dar uma resposta adequada ao mercado é cada vez mais complicado devido ao excesso de oferta que existe, levando à crescente necessidade de planear e desenvolver estratégias de marketing eficazes, que façam sobressair as Marcas, os seus valores e principalmente os seus produtos.

Marketing de moda tem o objectivo de satisfazer as necessidades, desejos e expectativas de seu publico-alvo.

2302 Visualizações 1 Total

References:

CAETANO, Joaquim; PORTUGAL, Miguel; CRUZ, Rui; DINIZ, Rui & MATOS, Pedro Lé de Matos. (2011). MARKETING E COMUNICAÇÃO EM MODA – UMA NOVA REALIDADE. Lisboa: Escolar Editora

CARDENAL, Mercedes & SALCEDO, Elena. (2005). Cómo Iniciar y Administrar una Empresa de Moda. Colômbia: Grupo Editorial Norma

CABALLERO, Elsa Martínez. & CASCO, Ana Isabel Vázquez. (2006). Marketing de la Moda. Madrid: Ediciones Pirámide/ESIC Editorial.

2302 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.