O Focus Group é um método de pesquisa qualitativa de carácter exploratório de um segmento do mercado, com vistas à obtenção de dados sobre sua opinião, comportamento, percepções, etc. sobre um assunto, produto ou serviço.
O primeiro Focus Group foi levado a cabo em 1976 pelo Departamento de Investigação em Ciências Sociais Aplicadas dos Estados Unidos, pelo director Robert K. Merton, sociologista. O termo Focus Group foi cunhado pelo psicólogo e marketeer Ernest Dichter. Este método foi inclusive utilizado durante a Segunda Guerra Mundial para aferir a eficácia da propaganda política nazi.
Nas ciências sociais, o Focus Group permite estudar os entrevistados num ambiente mais natural do que numa entrevista individual. Pode ser combinado com a observação participativa para compreender melhor um determinado grupo e os seus padrões de interacção. No Marketing, é uma valiosa ferramenta para obter opiniões sobre produtos e marcas, permitindo testar e desenvolver conceitos, embalagens, nomes, marcas e produtos, conseguindo avaliar o envolvimento do consumidor com os mesmos antes de o tornar disponível ao público.
O Focus Group é uma entrevista a um pequeno grupo de pessoas, conduzida por um moderador, de forma natural e informal, onde os intervenientes são livres de expressar as suas opiniões sobre determinado assunto. Os participantes são escolhidos através análise de dados demográficos, psicológicos e atitudes e comportamentos de compra.
Esta técnica têm duas grandes vantagens: são relativamente económicos, pois, usualmente, é dada uma pequena contribuição aos participantes, e permitem recolher informação precisa.