Conceito
O marketing cross-cultural é frequentemente associado e/ou confundido com o marketing internacional mas na realidade são tipos de marketing diversos, dado que o foco do cross-cultural marketing é muito mais específico. Este último baseia-se no equilíbrio entre os conceitos globalização, enquanto uma inevitabilidade da nossa realidade, e de localização, para o melhor planeamento das campanhas de marketing. Para tal, tem em consideração as várias diferenças culturais (normas sociais, valores, língua, educação, religião, demografia, sistema político, sistema económico, etiqueta nos negócios, leis, estilos de vida, etc.) numa óptica de respeito pelos mesmos.
A importância desta abordagem do marketing baseia-se em dois pressupostos desenvolvidos pelo investigador Marc Hermeking. O primeiro refere que as culturas não se encontram num estado de convergência, dado que a ideia de que os diferentes mercados podiam evoluir para uma certa estandardização acabou por se revelar uma ilusão: “too many non-cultural hard factors and cultural soft factors still exist or arise as constraints on international marketing that have to be dealt with continuously, utilizing various strategies of adaptation or localization” (o marketing internacional lida continuamente com demasiados factores de ordem não cultural complicados mas também factores culturais simples, utilizando várias estratégias de adaptação ou localização). O segundo pressuposto parte do princípio de que os produtos nacionais têm uma imagem mais positiva do que aqueles internacionais, daí a importância de apostar na ideia de localização e aproximação geográfica.
References:
E3Network (2009). Defining Cross-Cultural Marketing. Em https://e3network.wordpress.com/2009/03/03/defining-cross-cultural-marketing/