Comunicação Visual

A comunicação visual é toda a forma de comunicação através de desenhos, figuras, gráficos, entre outras formas, uma expressão essencial em todas as áreas de actividade do Homem. É necessário recuar a tempos ancestrais para encontrar as suas reminiscências da utilização de formas gráficas para comunicar.

A imagem como forma de comunicação, goza de um privilégio de visibilidade que se tem acentuado de forma considerável, ao longo das décadas, de tal forma, que se tornou comum afirmar que vivemos numa sociedade dependente da imagem e da comunicação.

Comunicação Visual é toda transmissão e recepção de uma mensagem por meio exclusivo da visão, é todo meio de comunicação expresso com a utilização de componentes visuais, como: imagens, cartazes, desenhos, fotografias, gráficos, vídeos, ou seja, tudo que pode ser visto. Antes de se usar os termos: design visual ou programação visual, adoptava-se comunicação visual para a determinação da área de enquadramento do designer visual. E refere-se ao conjunto de elementos gramaticais e sintáticos que operam em qualquer imagem visual. Da mesma forma pode ser definida como um sistema de comunicação que utiliza imagens como um meio de expressão, ou seja, ele transmite mensagens visuais.

Significa organizar e estruturar uma mensagem através de signos visuais que constituem, o código de uma linguagem. Existem, diferentes tipos de signos como: sinais, símbolos, ícones, linguagem mista como são as marcas.

Comunicar é informar, transmitir uma mensagem através de um sistema organizado de símbolos, ao qual chamamos linguagem. Comunicação Visual é uma linguagem não-verbal, de transmitir essa mesma mensagem mas através da imagem. Imagens que marcam, que pretendem passar um conceito, vender uma ideia e construir uma necessidade.

O termo comunicação visual é bastante abrangente e não precisa ser limitado a uma única área de estudo ou actuação, embora o termo possa ter o mesmo sentido de design visual, marketing visual.

À nossa volta há toda uma infinidade de imagens que comunicam, tudo o que nos envolve estabelece connosco um diálogo transmitindo-nos uma informação, mas o importante é estarmos disponíveis para sermos capazes de receber e entender essa mensagem.

A Comunicação Visual abrange campos muito diferentes como a pintura, o desenho, a fotografia, o cinema, a televisão e a internet, mas cada qual com as suas regras próprias, podemos concluir que a imagem é uma grande forma de comunicação.

A comunicação Visual oferece soluções criativas para a criação e comunicação de uma marca ou uma ideia.

Com a Comunicação Visual nós transmitimos ou comunicamos o nosso pensamento através de uma linguagem gráfica a que se dá o nome de signos visuais, que são os instrumentos de que a linguagem visual se serve para transmitir a sua mensagem.

Ao contrario de qualquer outro tipo de linguagem, a comunicação visual tem as suas próprias características: tem um carácter universal, porque se manifesta através de um código directo e de fácil interpretação atém fronteiras; pode ser intencional se é executado pelo ser humano ou casual, se é sucede sem o controlo do ser humano.

A eterna problemática da comunicação visual é criar uma mensagem visual para a informar, a educação, a administração e a persuasão. Trabalhar em este campo e conseguir afectar o conhecimento, as atitudes e as condutas das pessoas continua a ser um desafio.

A área profissional responsável pela Comunicação Visual é o Design Gráfico. O designer gráfico actua como conciliador dos aspectos socioculturais de um público-alvo à mensagem enviada, e com sua criatividade ele executa o objectivo comunicacional de forma eficaz, utilizando imagens que exprimam de forma directa a ideia a ser veiculada.

A Comunicação Visual está tão inserida no contexto da sociedade contemporânea que na maior parte das vezes passa despercebida, pois não somente a propaganda a utiliza, mas também elementos essenciais do funcionamento das cidades, como as placas sinalizadoras de trânsito e os semáforos, e os elementos indicativos culturais, como as cruzes nos topos das igrejas, etc. Todos estes são exemplos de elementos da Comunicação Visual, chamados signos, símbolos que partem de um significante e determinam um significado sem que seja necessariamente utilizado texto verbal.

Mais do que apenas fazer parte da sociedade, a Comunicação Visual é parte fundamental dela, pois executa o papel de levar a informação sem demandar muito tempo do receptor, e sem perder a eficácia.

3683 Visualizações 1 Total

References:

Comunicação Visual, Design e Publicidade – Francisco Mesquita, Formalpress, 2015

El diseño de comunicación – 1ª Ed., Jorge Frascara, Biblioteca de Diseño, Buenos Aires, 2006

Comunicação e cultura visual – Iluska Coutinho, Potiguara Mendes da Silveira jr., E-PAPERS, Rio de Janeiro, 2008

3683 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.