Composto de marketing, segundo Boone e Kurtz (2009) para incentivar a tomada de decisões do cliente a estratégia de marketing pode ser dividida em quatro grandes áreas: produto, preço, distribuição e promoção. Este conjunto de estratégias forma o composto de marketing, que tem como objectivo atender às necessidades e desejos de um mercado específico.
Composto de marketing é desta maneira, o conjunto de ferramentas que tem a finalidade de criar no consumidor a consciência do valor de produtos e serviços, criando atitudes positivas e gerando a acção de compra.
Mckenna que ressalta que: “A tarefa final do composto de marketing é: servir as verdadeiras necessidades do cliente e comunicar a substância da empresa” (MCKENNA, 2005, p7). Ampliando um pouco mais o conceito do composto de marketing, Ogden e Crescitelli (2007) o divide em: Produto, Preço, Canais de Distribuição e Comunicação Integrada de Marketing.
Produto: Kotler (2006) aponta que a base de qualquer negócio é um produto ou serviço. Para Las Casas (2012) é o objectivo principal de comercialização e é desenvolvido para satisfazer os desejos ou necessidades dos consumidores.
Preço: “O preço difere dos outros elementos do mix de marketing no sentido em que gera receita; os demais geram custos. Consequentemente, as empresas tentam arduamente elevar seus preços até onde o nível de diferenciação permite” (KOTLER, 2006 p.129).
Praça (Canais de distribuição): Las Casas (2013) conceitua como “um conjunto de organizações que atuam de forma sistemática e se inter-relacionam com o objectivo de exercer determinadas funções de marketing, como transferir posse e, principalmente, distribuir produtos e serviços ao consumidor” (LAS CASAS, 2013, p.307).
Promoção (Comunicação): Essa parte do composto de marketing é a que mais aparece, devido ás suas características, sendo muitas vezes confundida com a promoção de vendas (ferramenta de marketing), mas a promoção neste caso está ligada à comunicação, segundo Las Casas (2013). Kotler ressalta que: “O quarto P, promoção, cobre todas aquelas ferramentas de comunicação que fazem chegar uma mensagem ao público-alvo” (KOTLER, 2006 p.136).
References:
BOONE, Louis E; KURTZ, David L. Marketing contemporâneo. 12. ed. Rio de Janeiro: Cengage Learning, 2009. 776 p.
MCKENNA, Regis. Marketing de Relacionamento: Estratégias bem-sucedidas para a era do cliente. 25ª Edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.254 p.
OGDEN, J.R.; CRESCITELLI, E. Comunicação integrada de marketing: Conceitos, técnicas e práticas. 2ª. Ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007. 186 p.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. 750 p
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2012. 528 p.