Apresentação da Teoria Caminho-Objectivo
A teoria “caminho-objectivo”, desenvolvida por Robert House, é uma teoria de liderança que defende que o desempenho dos trabalhadores pode ser melhorado pelo líder desde que este lhes assegure e ajude a conseguir recompensas por eles desejadas como consequência da realização dos objectivos da organização. Nesse sentido, o líder deverá apostar na clarificação do comportamento que os trabalhadores deverão ter para alcançar as ditas recompensas. Segundo House, o desempenho dos subordinados resulta mais eficaz se o líder definir claramente a tarefa, facultar formação aos trabalhadores, ajudar a trabalhar eficazmente e estabelecer recompensas adequadas e directamente relacionadas com o nível de desempenho.
Segundo a teoria “caminho-objectivo” de House existem quatro estilos de comportamento de liderança que permitem aos líderes manipularem as variáveis motivacionais, nomeadamente: estilo directivo, apoiante, participativo e orientador. Para que o líder tenha sucesso, é necessário que consiga adoptar cada um dos comportamentos de acordo com a situação no momento.
A natureza da situação que o líder enfrenta depende essencialmente de dois conjuntos de factores contingenciais:
- Características do ambiente: inclui o tipo de tarefa/trabalho, o tipo de estrutura organizacional e o grupo de trabalho;
- Características dos subordinados: inclui o grau de controlo necessário, as suas experiências a valências.
Enquanto as características do ambiente/tarefa influenciam o comportamento dos trabalhadores em termos de motivação, as características dos subordinados afectam a sua satisfação no trabalho e a aceitação do líder. Adaptando o estilo de liderança aos dois grupos de factores contingenciais, o líder pode aumentar a motivação e satisfação dos trabalhadores no trabalho que executam.