Conceito de Target Costing (ou Custo Alvo)
A expressão Target Costing (que em português significa Custo Alvo) designa um processo de redução de custos na fase de desenvolvimento e design de um novo produto diferindo, portanto, do sistema de controlo de custos tradicional que ocorre apenas na fase de produção. A razão para que este processo ocorra nesta fase prende-se com o facto de ser nela que é possível tomar decisões e efectuar alterações que terão maior impacto nos custos fixos.
O processo de Target Costing assenta em duas fases distintas:
- A primeira fase consiste no planeamento do produto específico que satisfaça as necessidades dos clientes e, simultaneamente, estabeleça o custo alvo a partir da rendibilidade (ou lucro) alvo e do preço alvo.
- A segunda fase consiste na realização do custo alvo através de actividades de Engenharia de Valor efectuando-se de seguida a comparação entre o custo alvo o custo efectivo.
- De uma forma mais detalhada, o processo de target costing pode ser divido em cinco etapas, nomeadamente:
- Planeamento Corporativo: etapa em que são estabelecidos os planos de rendibilidade de médio e longo prazo para toda a empresa e é estabelecido o lucro alvo para cada produto em cada período.
- Desenvolvimento do projecto de um novo produto: etapa em que é construído o plano do produto e no qual se procurará conciliar os objectivos em termos da satisfação das necessidades dos clientes e as especificações técnicas do produto.
- Construção do plano básico para o novo produto: é nesta etapa que são determinados os custos mais relevantes para o novo produto e em que são estabelecidos o preço alvo e o lucro alvo; a partir do preço alvo e do lucro alvo será então estabelecido o custo alvo; este custo alvo deve ser estabelecido de forma a simultaneamente ser realista e motivante para os trabalhadores.
- Design do produto: nesta etapa são criados uma série de protótipos de acordo com o custo alvo estabelecido; deverão ser efectuados todos os ajustamentos necessários de forma a que o custos estimado seja semelhante ao custo alvo, altura em que se define o protótipo definitivo.
- Plano de transferência para a produção: etapa em que se finaliza o cálculo dos custos estimados de acordo com o protótipo definitivo.