Schön, Donald

Biografia de Donald Schön: Donald Schön foi um célebre pedagogo e estudioso sobre a educação e a aprendizagem profissional e foi pioneiro no…

Biografia de Donald Schön

Donald Schön foi um célebre pedagogo e estudioso sobre a educação e a aprendizagem profissional e foi pioneiro no desenvolvimento do conceito de “ciência-acção”, uma abordagem de investigação da gestão para lidar com problemas e erros nas organizações. Schön é considerado também um dos principais teóricos da ‘sociedade em aprendizagem’ e um dos autores que mais contribuiu para o debate em torno deste tema.

Biografia

Nascido em 19 de Setembro de 1930 em Boston, nos Estados Unidos, Donald Schön cresceu em Brookline e Worcester em Massachusetts.

Estudou Filosofia em Yale, na Sorbonne de Paris e em Harvard; leccionou Filosofia na UCLA e na universidade do Kansas antes de integrar, em 1957, a conhecida empresa norte-americana de consultoria Arthur D. Little onde formou o ‘Grupo de Novos Produtos’ na Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento; mais tarde, em 1963, trabalhou no Departamento de Comércio dos Estados Unidos da América, onde permanece até 1966.  Em 1968 torna-se professor no MIT, onde chegou a presidente da Organização para a Inovação Social e Técnica. É no MIT que conhece Chris Argyris e que com ele inicia uma relação extremamente produtiva e que dá origem a algumas das publicações mais relevantes da gestão. Conhece também Martin Rein com que desenvolve um importante projecto de longo prazo e que culmina com uma importante obra: “The Reflective Practitioner”, publicada em 1994.

Morre a 13 de Setembro de 1997 num hospital de Boston após sete meses de doença.

Obra Escrita

Da sua vasta obra escrita, destacam-se os livros “Organizational Learning: A Theory of Action Perspective” (1978) e “Theory and Pratice: Increasing Professional Efficiency” (1974), ambos escritos em co-autoria com Chris Argyris e ainda “Frame Reflection: Toward the Resolution of Intractable Policy Controversies” (1994) escrito com Martin Rain e “The Reflective Practitioner: How professionals think in action” (1983).

Lista de publicações:

  • The Displacement of Concepts. London: Tavistock, 1963.
  • Technology and change: The new Heraclitus. Oxford: Pergamon, 1967.
  • Beyond the Stable State. Harmondsworth: Penguin/ New York: Norton, 1973
  • Theory in practice: Increasing professional effectiveness. San Francisco: Jossey-Bass, 1974.
  • Organizational learning: A theory of action perspective. Reading, MA: Addison-Wesley, 1978. (with C. Argyris)
  • The Reflective Practitioner: How professionals think in action. London: Temple Smith, 1983.
  • Educating the Reflective Practitioner. San Francisco: Jossey-Bass, 1987.
  • The Reflective Turn: Case studies in and on educational practice. New York: – Teachers College (Columbia), 1991. (ed.)
  • Frame Reflection: Toward the Resolution of Intractable Policy Controversies. New York: Basic Books, 1994. (with M. Rein)
  •  Organizational learning II: Theory, method and practice. Reading, MA: Addison Wesley, 1996. (with C. Argyris)
1197 Visualizações 1 Total
1197 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.