Conceito de Salário
O termo salário designa a remuneração fixa e com periodicidade regular (geralmente mensal) paga pela entidade aos seus colaboradores em troca do seu trabalho. Representa, portanto a principal contrapartida financeira dada pela entidade em troca do trabalho que lhe é dado pelos seus colaboradores.
Em termos económicos o salário pode ser entendido como o preço pago pelas empresas para receberem o factor produtivo trabalho, isto é, o rendimento que os trabalhadores auferem em troca do trabalho que despendem no processo produtivo. Sendo um preço, o salário é estabelecido, tal como qualquer outro preço, no mercado (neste caso no mercado de trabalho) através do encontro entre quem oferece trabalho (os trabalhadores) e quem o procura (as empresas).
Salário Nominal vs. Salário Real
Dado que o salário é geralmente o principal rendimento auferido pelas famílias, é o salário que determina o consumo dessas mesmas famílias. Por este motivo, o salário é analisado não apenas em termos monetários (o chamado salário nominal), mas também em termos da quantidade de bens que com ele se consegue adquirir (o salário real). Desta forma, a questão das variações salariais está intimamente ligada com as variações dos preços: se, por exemplo, os salários aumentarem menos do que o nível geral de preços (ou seja, do que a inflação), a quantidade de bens que os trabalhadores conseguem adquirir reduz-se, ou seja, apesar do salário nominal ter aumentado, o salário real reduziu-se – diz-se que os trabalhadores sofreram uma quebra no poder de compra.