Conceito de Recrutamento
O termo recrutamento designa um conjunto de técnicas e métodos destinados a atrair candidatos capazes de ocupar determinados cargos ou desenvolver determinadas tarefas na organização.
As principais técnicas de recrutamento utilizadas são a pesquisa de bases de dados de candidatos, a colocação de anúncios sobretudo na imprensa escrita e na Internet, a participação em workshops e outros eventos destinados à promoção do emprego, a divulgação junto das entidades públicas de apoio ao emprego, de associações e de órgãos escolares de promoção do emprego, a divulgação “boca-a-boca” e ainda o recurso a entidades especializadas.
Recrutamento Interno vs Recrutamento Externo
O recrutamento pode fazer-se no interior da organização (recrutamento interno) ou no exterior da organização (recrutamento externo).
No caso do recrutamento interno, a organização procura nos seus actuais colaboradores alguém que esteja disponível e interessado em ocupar determinada vaga, optimizando assim os seus próprios recursos. As principais vantagens do recrutamento interno são, entre outras, a rentabilização dos seus próprios recursos, o menor risco associado ao desconhecimento do novo colaborador, os menores custos e tempo associados ao processo de recrutamento e ainda o facto de poder ser utilizado como factor de motivação dos funcionários.
Quanto ao recrutamento externo, a organização procura no exterior a pessoa adequada para preencher determinada vaga sendo a forma de recrutamento utilizada sempre que no seu interior não existe a pessoa disponível ou com as qualidades necessárias.