Conceito de Projecto
Um Projecto pode ser definido como uma organização criada especificamente para cumprimento de um objectivo e dissolvida após a sua conclusão. Caracteriza-se por ser temporária, ter um início e fim bem definidos e obedecer a um plano e a um tipo específico de gestão: a gestão de projectos.
Fases de um Projecto
Qualquer projecto é composto por um ciclo de vida mais ou menos extenso, consoante o tipo de projecto, o qual pode ser resumido em 4 fases:
- Fase da concepção: esta fase (também designada por protoprojecto) consiste num estudo prévio que tem como objectivo preparar a concepção global do projecto e analisar a sua viabilidade em termos funcionais, técnicos e financeiros. Para isso são efectuados estudos de mercado prévios , técnicos e financeiros, são analisadas alternativas, e são submetidas as primeiras propostas de projecto.
- Fase do planeamento: a fase do planeamento é um aprofundamento dos trabalhos realizados na fase de concepção. Envolve geralmente estudos de mercado, estudos técnicos e financeiros, selecção de recursos (materiais e humanos), a definição da calendarização, orçamento e características técnicas e por fim a apresentação e obtenção de aprovação para a sua implementação.
- Fase de execução: a fase de execução corresponde à implementação do projecto tendo em conta o planeamento efectuado, nomeadamente ao nível dos prazos, custos e qualidade. Os trabalhos associados a esta fase incluem a definição da organização, a alocação e gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros, a contratação de equipamentos e de serviços no exterior, a verificação e controlo dos prazos, dos custos e da qualidade, os contactos com o exterior e o replaneamento.
- Fase de conclusão: a fase de conclusão do projecto diz respeito à libertação dos recursos, à documentação dos resultados obtidos e à entrega dos outputs.