Princípios de Garfield para Redução da Rotatividade de Clientes

Apresentação dos Princípios de Garfield para Redução da Rotatividade de Clientes…

Os Princípios de Garfield para Redução da Rotatividade de Clientes foram desenvolvidos por Maynard M. Garfield e assentam no argumento de que é mais barato manter os clientes existentes do que encontrar novos clientes e, consequentemente, o marketing deveria ter como objectivo primário a redução da rotatividade.

Princípios para Redução da Rotatividade

  1. Uma empresa não tem um bom cliente enquanto ambos não tenham passado por uma crise juntos. A forma como se trata e ultrapassa uma crise define e fortalece a percepção que o cliente tem da empresa.
  2. Uma reclamação é uma excelente oportunidade para consolidar uma relação de negócios. As pessoas que tratam as reclamações devem ter autoridade e know-how para as transformar em oportunidades de retenção e fidelização dos clientes.
  3. A restituição física dos produtos é meramente incidental ao tratamento das reclamações dos clientes. Obviamente que é um passo necessário, mas nunca suficiente.
  4. A resposta efectiva é a restituição psicológica. É necessário lidar com a raiva e a desilusão do cliente. Garfield indica alguns passos para isso, nomeadamente: mostrar empatia; repetir a reclamação assegurando-se de que a compreende; não referir as razões do sucedido, a não ser que sejam imputáveis ao cliente; chegar a uma situação de acordo mútuo sobre a solução; por fim, pedir uma nova encomenda.
716 Visualizações 1 Total
716 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.