Apresentação do Prazo Médio de Recebimentos
Prazo Médio de Recebimentos é um indicador de actividade que procura medir o grau de eficiência com que a empresa está a gerir a sua política de crédito a clientes. Quanto maior o prazo médio de recebimentos, menor é a eficiência da política de crédito. Por outro lado, quanto maior a distância entre o Prazo Médio de Recebimentos efectivo e o prazo médio de pagamentos concedido, menor é a eficácia da empresa ao nível da cobrança.
O prazo médio de recebimentos é calculado pela divisão do montante médio de crédito a clientes pelas vendas totais (acrescidas dos impostos devidos à empresa pelos clientes, nomeadamente o IVA) num determinado período de tempo. O indicador pode ser depois convertido em dias, semanas ou meses, bastando para isso multiplicar o resultado obtido por 365, 52 ou 12, respectivamente (considerando naturalmente que o período considerado foi de um ano).
Se uma empresa pratica uma política de crédito mais rígida, o prazo médio de recebimentos diminui. Contudo, as vendas têm tendência a diminuir pois alguns clientes poderão recorrer a outros fornecedores com políticas de crédito mais flexíveis. Assim, as decisões de crédito a clientes deverão ter em consideração estas duas variáveis.
Uma alternativa ao prazo médio de recebimentos para medir a eficiência da empresa na gestão do seu crédito a clientes é o rácio de rotação de clientes que mede o número de vezes que o montante de crédito a clientes é convertido em vendas durante um determinado período de tempo.