Apresentação do Business Model Canvas
O Business Model Canvas é uma ferramenta de gestão, utilizada no planeamento estratégico, que recorre a um esquema gráfico e dinâmico para apoiar no desenvolvimento e esboço de modelos de negócio, sendo indicado para todo o tipo de organizações, mas em especial para startups. Com esta ferramenta, estrategas e empreendedores conseguem mais facilmente definir o modelo de negócio das suas empresas e visualizá-las de forma sistémica, integrada, rápida e visual, permitindo discutir e integrar diversas perceções sobre como a empresa pode ou deve atuar, os principais elementos de cada parte e como as diferentes partes do negócio interagem.
.
Origem do Modelo
O Business Model Canvas foi inicialmente proposto por Alexander Osterwalder, baseado no seu trabalho anterior sobre Business Model Ontology, e integrado na sua tese de doutoramento, defendida na Universidade de Lausanne, na Suíça, em 2004. Posteriormente, em 2009, com a ajuda de Yves Pigneur e de mais de 450 colaboradores, Osterwalder publicou o livro «Business Model Generation». Nele, o autor apresenta o resultado de sua tese de forma visual, como uma ferramenta para que empreendedores e executivos consiguissem discutir e visualizar como o negócio poderia ser executado de forma sistémica e integrada. A ferramenta tornou-se muito popular entre os empreendedores, principalmente os empreendedores relacionados com startups tecnológicas.
.
Elementos do Modelo
O mapa ou esquema visual que constitui a ferramenta do modelo é uma espécie de resumo dos pontos chave de um plano de negócio, embora menos formal do que o plano de negócios, podendo ser utilizada com mais frequência no dia a dia da empresa. Nele, é efetuada a divisão dos ditos pontos chave em quatro grandes pilares e em nove blocos, nomeadamente:
- Infraestrutura ou respostas “Como?”
- Atividades-chave: As atividades mais importantes a executar para de geração de valor.
- Recursos-chave: Os recursos (humanos, financeiros, físicos ou intelectuais) mais importantes para criar valor para o cliente.
- Rede de parceiros: As alianças de negócios que complementam os vários aspectos do modelo de negócio.
- Oferta ou respostas “O quê?”
- Proposta de Valor: Os produtos e serviços oferecidos pelo negócio que, juntos, representam valor para um segmento de clientes específico.
- Clientes ou respostas “Para quem?”
- Segmentos de clientes: o público-alvo para os produtos e serviços da empresa.
- Canais de distribuição: O meio pelo qual a empresa faz chegar os produtos e serviços aos clientes.
- Relacionamento com o Cliente: As ligações entre si e os seus diferentes segmentos de mercado.
- Finanças ou respostas “Quanto?”
- Estrutura de custos: Os custos financeiros dos meios utilizados no modelo de negócios.
- Fontes de receita: A forma como a empresa obtém receitas dos seus segmentos de clientes.
..
Em suma, o Business Model Canvas é uma excelente ferramenta para que empreendedores possam esboçar um modelo de negócio de forma integrada, pois não exige conhecimentos aprofundados de negócios, permitindo ao empreendedor a visualização do seu negócio de forma sistémica e integrada. Por outro lado, por ser muito visual, permite também que outras pessoas (especialistas, mentores, investidores) participem e debatam as decisões dos empreendedores de forma mais abrangente.
References:
Osterwalder, A et alii (2004). Business Model Generation, Strategyzer.