Conceito de Incubadora de Empresas
No contexto empresarial, o termo incubadora de empresas é utilizado para designar uma instituição, pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, criada para ajudar e dar a empreendedores e pequenas startups a oportunidade de concretizarem e desenvolverem as suas ideias de negócio. O apoio é geralmente dado ao nível da cedência temporária e a preços controlados de infraestruturas (escritórios, morada virtual, telecomunicações, salas de conferência, de reuniões ou de formação), e aconselhamento/consultoria nas áreas financeira, marketing, estratégia, vendas, aspetos legais, entre outras. Por vezes é também disponibilizado capital para o investimento inicial e acesso a redes de peritos ou a redes de contactos comerciais.
Pode ser efetuada a analogia entre as incubadoras de empresas e as incubadoras de bebés usadas nas maternidades: quando os bebés nascem mais frágeis são colocados dentro de uma incubadora até terem as condições necessárias para poderem viver fora delas. O que se passa com as incubadoras de empresas é semelhante – as startups vivem na incubadora nos primeiros anos de vida, até conseguirem ter as condições necessárias para sobreviver sem apoio e em condições normais de mercado.
Através das incubadoras, os pequenos empreendedores têm assim a possibilidade de concretizar as suas ideias de negócio com baixos níveis de investimento, apoio na gestão e até mesmo eventual financiamento. Contudo, correm o risco de ver as equipas das incubadoras a envolver-se nas decisões de gestão, retirando-lhe alguma da sua autonomia.