Conceito de Gestão da Mudança
A Gestão da Mudança corresponde a um processo de estudo e reinvenção ou reestruturação da cultura organizacional, da estratégia e da estrutura organizacional, e até dos próprios processos internos, o que implica colocar de parte as práticas tradicionais na organização. Nos dias de hoje, a mudança é fenómeno descontínuo, rápido e imprevisível, motivo pelo qual os gestores devem estar preparados para responder à incerteza do seu meio de actuação. Esta resposta passa por uma antecipação acerca da sua forma de organização futura, por uma definição das fases que deverão ser cumpridas para a sua concretização e por uma análise das competências e recursos que irá ser necessária para o cumprimento deste objectivo.
Tipos de mudanças:
As mudanças poderão ser de diversos tipos, entre as quais:
- Mudanças organizacionais/estruturais: dizem respeito a alterações ao nível das estruturas hierárquicas e ao nível dos processos e procedimentos.
- Mudanças culturais: são relativas a alterações nos valores organizacionais e nos comportamentos dos colaboradores dos diferentes níveis hierárquicos.
- Mudanças tecnológicas: tem que ver com alterações na forma como a organização executa a produção; as alterações podem implicar novos equipamentos e/ou novos processos.
- Mudanças no portefólio de produtos: são respeitantes a alterações nos produtos e serviços mediante a oferta de novos produtos no mercado.