Conceito de Engenharia de Valor
A expressão Engenharia de Valor designa um processo sistemático de análise de um produto, serviço ou projecto, centrado numa óptica da função ou objectivo a que se destina de forma a estimular a procura de alternativas que em simultâneo cumpram as mesmas funções mas com custos inferiores quer ao nível do investimento, quer operacionais. O grande objectivo da Engenharia de Valor é, desta forma, o aumento da relação entre o desempenho, qualidade e funcionalidade do produto, serviço ou projecto, e os respectivos custos de implementação, operação e manutenção. De facto, para a Engenharia de Valor, o valor de um produto ou projecto mais não é do que o rácio entre as funções que desempenha e o seu custo.
Em termos históricos, Engenharia de Valor surgiu na norte-amerciana General Electric e esteve relacionada com a pesquisa de novos materiais, de mais baixo custo e mais fácil obtenção, substituindo os materiais escassos devido a II Guerra Mundial. Entre 1947 e 1952 Lawrence D. Miles desenvolveu esta técnica tal como a conhecemos hoje.
Geralmente, para a implementação do processo de Engenharia de Valor é criada uma equipa multidisciplinar que estuda e desenvolve diversas alternativas e orientações para a sua implementação.