Conceito de Continuum de Liderança
O Continuum de Liderança consiste numa abordagem contingencial da liderança proposto por Robert Tannenbaum e Warren Schmidt em 1958 e representada num gráfico a que chamaram continuum de padrões de liderança. Os autores sugerem um conjunto de comportamentos de liderança que o gestor tem a possibilidade de escolher na relação com os seus subordinados. Cada tipo comportamento está relacionado com um determinado grau de autoridade utilizado pelo líder e um determinado grau de liberdade que fica disponível para os subordinados na tomada de decisões. No gráfico que se apresenta de seguida, os estilos de liderança variam entre o altamente centralizado em torno do chefe e o totalmente descentralizado, em que os subordinados têm a máxima liberdade dentro de certos limites definidos pelo líder.
Os autores defendem a ideia de que a escolha de um determinado estilo de liderança depende fundamentalmente de três tipos de factores:
- Forças do Líder: know-how, educação, experiência, aptidão para assumir responsabilidades;
- Forças dos subordinados: know-how, educação, experiência, aptidão para assumir responsabilidades;
- Forças da situação: dimensão da organização, complexidade, objectivos, estrutura organizacional, natureza do trabalho,…