Conceito de Business Process Management (BPM)
O termo Business Process Management (BPM), surgido recentemente nos Estados Unidos, designa uma nova ferramenta utilizada na implementação e controlo de estratégias de desenvolvimento. O BPM (ou Gestão da Performance Corporativa) é um tipo de sistema focado no acompanhamento de performance da organização e o seu surgimento está intimamente relacionado com a boom de implementação dos sistemas integrados de gestão (como os ERPs) nas grandes empresas privadas, no final da década de 1990. Os ERPs contêm um vasto número de regras, cuja alteração é onerosa e demorada, requerendo pessoal especializado, de TI. Já os BPMs extraem dos ERPs a administração dessas regras e possibilitam aos analistas de processo fazer alterações sem alterar a programação.
O BPM permite a definição, análise, execução, acompanhamento, gestão e otimização de processos, incluindo o suporte para a interação entre os utilizadores e as aplicações informáticas, possibilitando que as regras de negócio da organização, traduzidas na forma de processos, sejam criadas e informatizadas pelas próprias áreas de gestão, sem necessidade das áreas técnicas.
O grande objetivo deste tipo de sistemas é a padronização dos processos organizacionais de forma a aumentar os níveis de produtividade e de eficiência. Para isso, a ferramenta de BPM deve suportar as atividades básicas da gestão, que podem ser resumidas em:
- Definição der uma estratégia para conduzir a performance;
- Tradução da estratégia em objetivos, indicadores e metas;
- Monitorização do progresso relativamente às metas estabelecidas;
- Análise dos motivos nos casos em que as metas não foram atingidas;
- Seleção e implementação de ações corretivas.