Ativo Circulante (Conceito, Definição, Significado, O que é)

Apresentação do conceito de Ativo Circulante (ou Ativo Corrente); Rubricas que integram o Ativo Circulante…

Conceito de Ativo Circulante

O ativo circulante (por vezes também designado por ativo de exploração ou ainda ativo corrente) é todo o ativo da entidade que, em situações normais, é convertido em disponibilidades (ou meios de pagamento) num prazo igual ou inferior ao tempo que dura o ciclo de exploração. Distingue-se assim do Ativo Fixo (ou Ativo Imobilizado, Ativos Não Corrente, ou ainda Ativo Permanente) cujo objectivo é a produção ou o apoio às diversas operações internas da entidade e não a sua conversão directa em meios de pagamento.

A separação dos ativos circulantes relativamente aos restantes ativos tem especial importância na análise da estrutura financeira da empresa num horizonte de curto prazo, nomeadamente na análise da liquidez. Nos casos em que os ativos circulantes não são suficientes para cobrir os passivos de maturidade semelhante (os passivos de curto prazo, também designados passivos correntes), diz-se que a empresa enfrenta um problema de liquidez o qual apenas poderá ser resolvido pela conversão de activos fixos em ativos circulantes ou pela conversão de passivos de curto prazo em capitais mais estáveis como os passivos de longo prazo ou mesmo os capitais próprios.

Rubricas que integram o Ativo Circulante

Fazem parte do ativo circulante rubricas do ativo como os inventários (incluindo matérias primas, produtos em fase de fabrico, mercadorias e produto acabado), dívidas de curto prazo de clientes e de outras entidades externas, ativos financeiros detidos para venda e ainda as próprias disponibilidades (caixa e depósitos bancários).

4486 Visualizações 1 Total
4486 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.