Biografia de Abraham Maslow (1908-1970)
Abraham Maslow (1 de Abril de 1908, Nova Iorque – 8 de Junho de 1970, Menlo Park, Califórnia) foi um psicólogo norte-americano e um dos autores que mais investigaram as motivações humanas em geral, sendo conhecido sobretudo pela sua pirâmide onde define e hierarquiza as necessidades humanas que originam as suas ações (conhecida como Pirâmide de Maslow).
Nascido em Brooklin no seio de uma família de imigrantes judeus provenientes de Kiev. Estudou psicologia na Universidade de Wisconsin, onde se licencia e onde conclui o seu mestrado, tendo a sua dissertação publicada em dois artigos científicos em 1934. Dedica-se depois à pesquisa e investigação e conhece Alfred Adler, um dos primeiros colegas de Sigmund Freud. Mais tarde conhece também a antropóloga Ruth Benedict e o psicólogo da Gestalt, Max Wertheimer, que viriam ser seus mentores em alguns dos seus estudos sobre as motivações humanas. Entre 1951 e 1969 foi professor na Universidade de Brandeis de 1951 a 1969. Em 1967 sofre um ataque cardíaco, falecendo 3 anos depois.
O principal e grande contributo de Maslow, conseguindo com os seus intensos trabalhos de pesquisa e investigação, é o facto de ter conseguido colocar um fim definitivo na ideia de que o homem é movido apenas por necessidades como o dinheiro ou a comodidade física. O culminar dos seus trabalhos foi a criação de uma teoria muito completa sintetizada na célebre Pirâmide de Maslow. Esta teoria pode ser dividida em duas partes distintas: uma em que são hierarquizadas as necessidades humanas na referida Pirâmide de Maslow) e uma outra em que é postulado o dinamismo pelo qual surgem as motivações para satisfazer as necessidades. Apesar de posteriormente ter sido considerada como desajustada e redutora da realidade das necessidades humanas, a Pirâmide de Maslow continua a merecer a atenção dos académicos e gestores por ser considerada como a primeira tentativa de caracterização das necessidades e motivações que levam a ação.
A sua principal obra é «Motivation and Personality» publicada pela primeira vez em 1954 e reeditada em 1970 e em 1987. Outras obras de referência são «A Theory of Human Motivation» (1943), «The Psychology of Science: A Reconnaissance» (1965) e «The Psychology of Science: A Reconnaissance» (1966).