Opções reais (avaliação de)

Uma opção real é o direito — mas não a obrigação — de alterar o caminho de um projecto ou negócio ao longo do tempo.

Conceito de opções reais

Uma opção real é o direito — mas não a obrigação — de alterar o caminho de um projecto ou negócio ao longo do tempo. Exemplos de opções reais incluem a opção de adiar uma decisão (de investimento ou desinvestimento), abandonar um negócio, expandir ou rever a capacidade produtiva.

Opção real vs opção financeira

Um factor determinante na alocação dos recursos numa economia é o risco inerente aos cash flows dos projectos de investimento a realizar. Deste modo, a quantificação do risco é um tema central na avaliação de opções, bem como influência a tomada de decisões estratégicas.

Uma opção real é semelhante a uma opção financeira na medida em que ambas configuram a existência de um contrato no qual uma das partes paga um preço chamado de prémio para adquirir o direito de decidir, dentro de um prazo ou em uma determinada data futura, se irá ou não negociar um ativo especificado neste mesmo contrato, por um valor decidido antecipadamente.

Se a grande preocupação dos administradores das empresas ao rejeitar a negociação de títulos mobiliários e suas opções (que são um bom instrumento de redução de riscos, como será mostrado) é evitar perder o foco do negócio, a sugestão é que eles busquem, dentro do seu próprio negócio, oportunidades de poder tomar decisões futuramente.
Se houver alguma possibilidade de pagarmos um prémio para poder postergar uma decisão sobre negociação a um determinado valor em uma data futura, teremos então a possibilidade de instrumentalizarmos uma opção real de Negociação. Porém, o conceito de opções reais pode trazer uma perspectiva totalmente diferente a uma decisão estratégica, justamente pelo fato de não haver a necessidade de um contrato entre duas partes, e nem a definição de uma data para negociação.

Avaliação de opções reais

A avaliação de opções reais foi inicialmente aplicada com sucesso na avaliação de projectos de investimento em recursos naturais, tais como o ouro, cobre e depósitos de petróleo. A principal razão para isso ter acontecido prende-se com a existência de mercados de futuros muito desenvolvidos para estas commodities, dos quais foi possível extrair a informação essencial que permitiu utilizar as muito convenientes abordagens: ambiente neutro face ao risco e computação de cash flows equivalentes aos efectivos (activos substitutos).

Na maioria dos projectos de investimento, as fontes de incerteza do projecto não possuem contratos futuros, a partir dos quais é possível obter facilmente o processo ajustado ao risco que é necessário para realizar a avaliação. Em muitos casos, as fontes de incerteza do projecto são variáveis de estado, que não são transaccionáveis em mercado. Alguns exemplos são: incerteza geológica, incerteza tecnológica e incerteza ao nível da estrutura de custos e da procura

As opções reais apareceram, assim, para tentar dar resposta à insatisfação de praticantes, estrategas e académicos com os métodos tradicionais de avaliação de projectos de investimento. Muito antes do desenvolvimento da abordagem das opções reais, muitos praticantes vinham intuitivamente a trabalhar com elementos de flexibilidade e interações estratégicas, reconhecendo que os critérios utilizados pelo método discounted cash flows muitas vezes subvalorizava as oportunidades de investimento, conduzindo a uma tomada de decisão ineficiente, ao subinvestimento e eventuais perdas de competitividade, pois ou ignorava ou não valorizava correctamente importantes considerações estratégicas.

O conceito de opções reais é amplamente aplicado a casos de decisões de expansão, espera ou abandono de negócios. Muitas vezes as oportunidades aparecem em momentos que não coincidem com o timing das mudanças planeadas para a empresa, mas somos obrigados a decidir sobre estas oportunidades. O mesmo pode ocorrer quando planeamos mudanças no mix de produção ou quando operamos com grandes oscilações em taxas de juros.

1052 Visualizações 1 Total
1052 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.