Opção de Compra (Call Option)

Apresentação do conceito / significado de Opção de Compra (ou Call Option); estratégias e objetivos dos investidores na aquisição de Opções de Compra.

O que é uma opção de compra

Uma Opção de Compra (geralmente designada pela terminologia anglo-saxónica Call Option), é um direito (mas não uma obrigação) de compra por parte de um investidor de um determinado ativo subjacente numa data futura a um preço pré-estabelecido, em troca do pagamento de um prémio. O titular de uma opção de compra apenas adquire esta posição no caso de as suas expetativas sejam de valorização do ativo, dado que, no caso de as suas expectativas não se venham a confirmar, na pior das hipóteses, apenas perderá o valor pago pelo prémio.

Estratégias e finalidades de quem compra

São várias as estratégias e as razões que podem estar na origem da aquisição de Opções de Compra, destacando-se as seguintes:

1. Especulação

Quando a finalidade é especular, o investidor compra uma opção de compra porque tem expetativas de subida do preço do ativo de base podendo, desta forma, exercer a opção para posteriormente ter lucro ao vender por um preço superior ao que adquiriu.

2. Estratégia 90/10

Esta é uma estratégia mais conservadora e caracteriza-se pelo investimento de 90% do capital numa aplicação teoricamente isenta de risco e 10% do seu capital na aquisição de opções de compra. Desta forma, o investidor minimiza o risco de prejuízo nos casos em que haja oscilações negativas.

3. Proteger uma posição curta

É uma estratégia arriscada que tem como objetivo a cobertura do risco de subida de preços. Quando o investidor tiver a expetativa de que o valor de um ativo irá descer, vende o dito título, podendo posteriormente recompra-lo a um preço mais barato, quando a queda se verificar.

4. Fixar preço do ativo subjacente

Consiste numa estratégia de cobertura de risco em que investidor adquire uma opção de compra para fixar o seu preço, isto é, para comprar o ativo de base numa data futura ao preço pré-fixado. O investidor recorre a esta estratégia, se tiver expetativas do preço diminuir e conseguir comprar o ativo a um preço mais barato numa data futura, ou se naquele momento não tiver o montante necessário para adquirir o ativo de base.

 

Estratégias e finalidades de quem vende

Da mesma forma de quem compra, também são várias as estratégias e as razões que podem estar na origem da venda de Opções de Compra, destacando-se as seguintes:

1. Especulação

Da mesma forma que o investidor que compra, o investidor que vende pode ter também como objetivo a especulação de forma a obter um ganho adicional. Tal acontece quando o investidor tem expetativas de descida ou manutenção do preço do ativo de base, desta forma ele ganhará o prémio e a opção não será exercida.

2. Proteger uma posição longa

Neste caso, os investidores que vendem opções de compra cobertas fazem-no com o objetivo de obter alguma proteção para o caso de o preço do ativo descer. Nesta situação, o recebimento do prémio permite-lhes minorar as perdas derivadas de uma hipotética queda de cotações. O máximo que poderá render esta posição ao investidor é o prémio recebido, mas os prejuízos podem ser muito elevados, que ficam assim salvaguardados.

840 Visualizações 1 Total

References:

Ferreira, Domingos (2008). Swaps e Derivados de Crédito. 1ª Ed. Lisboa: Edições Sílabo.

840 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.