Definição de Liquidez de Mercado
Nos mercados financeiros, a expressão Liquidez de Mercado designa a facilidade (e velocidade) com que um determinado ativo é transacionado, ao menor custo possível, e sem que daí resulte uma perda de valor do mesmo. Em 1985, Albert S. Kyle classificou e caracterizou os mercados de acordo com três níveis de liquidez, nomeadamente:
- Estreito (tightness) – mercado que apresenta, de forma sistemática, uma amplitude reduzida do spread bid-ask (diferença geralmente existente no mercado entre o ask (melhor oferta) e o bid (melhor compra))que é apontado como proxy para os custos que os investidores suportam para efetuarem um negócio de determinada quantidade em determinado momento (custos de transação) e que reflete o grau de informação assimétrica.
- Profundo (depth) – mercado que possui a capacidade de comprar/vender grandes quantidades de ativos ao preço de mercado, ou seja, sem que aquelas ordens de compra/venda tenham impacto no respetivo preço e o spread bid-ask se mantenha reduzido.
- Elástico (resilient) – mercado que possui velocidade de ajustamento das flutuações do preço rápida mesmo após uma transação de elevada quantidade.
Algumas medidas/proxies de liquidez
A definição de liquidez de mercado engloba três dimensões: custo, profundidade, tempo, o que o torna num conceito não observável, existindo apenas em abstrato e, como tal, é necessário utilizar proxies para a medir. Apresentam-se de seguida algumas medidas da liquidez de mercado.
Volume e Turnover
As mais simples e intuitivas medidas de liquidez são o volume das transações (ou seja, o produto da quantidade negociada pelo respetivo preço), o turnover (que corresponde ao rácio entre o número de ações negociadas em determinado momento e o número total de ações admitidas à cotação).
Spread bid-ask
O spread bid-ask é uma proxy para aferir dos custos implícitos de transação, correspondendo à diferença geralmente existente no mercado entre a melhor oferta e a melhor compra). Custos de transação elevados reduzem a procura por negócios e, consequentemente, o número de potenciais participantes ativos no mercado.
Estimador de Roll
Estimados proposto por Richard Roll em 1984 para o spread bid-ask efetivo baseado numa série de covariâncias das variações do preço de ativo – quanto mais elevado for o valor apresentado pelo estimador, menor será a liquidez do mercado.
Rácio de Iliquidez de Amihud
Em 2002 Yakov Amihud definiu um rácio entre a rendibilidade diária absoluta de um título e o seu volume diário em valor, cuja média é calculada para um determinado período e pode ser interpretado como as reação do preço diário de um título ao volume negociado em euros. Uma desvantagem desta medida reside no facto de não estar definido para dias sem negociação.
Zeros
David A. Lesmond, juntamente com outros analistas, desenvolve em 1999 um modelo para estimar os custos de transação a partir da série histórica das cotações de fecho. Este modelo pressupõe que, em média, as rendibilidades nulas são observadas se for expectável que a rendibilidade não exceda o limiar do custo de transação. Assim, os títulos com reduzida liquidez são mais propícios a apresentarem dias sem negociação apresentando assim uma rendibilidade nula e custos de transação mais elevados.
References:
Amihud, Y. 2002. Illiquidity and stock returns: Cross-section and time-series effects. Journal of Financial Markets, 5: 31-56.
Kyle, A. 1985. Continuous Auctions and Insider Trading. Econometrica, 53: 1315-1335.
Lesmond, A. D., Ogden, P. J., & Trzcinka, A. C. 1999. A New Estimate of Transaction Costs. Review of financial studies 12 (5): 1113-1141.
Roll, R. 1984. A simple implicit measure of the effective bid-ask spread in an efficient market. The Journal of Finance, 39: 1127-1139.